Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
semana do turismo

Feriado prolongado no Uruguai leva 20 mil turistas às praias em SC

Uruguaios disputam espaço com os tradicionais turistas argentinos. Nas praias, eles exibem as tradições do país

Os uruguaios têm motivos de sobra para comemorar. Afinal, 20 mil turistas estão no litoral catarinense aproveitando um feriadão de dar inveja aos brasileiros: sete dias, uma semana inteirinhos de folga, longe do trabalho. Uma espécie de mini-férias que os uruguaios chamam de semana do turismo.

E, como nome já diz, eles fazem as malas e tratam de viajar. "Não ficou ninguém em Montevidéu", brinca o turista.

Os uruguaios invadiram as praias e desbancaram da areia os vizinhos argentinos, que sempre foram maioria. " Nós argentinos estamos aqui o ano inteiro. Cedemos esta semana para os uruguaios", diz uma turista argentina.

O clima colaborou: em pleno outono, dias com cara de verão. Tudo o que os uruguaios queriam encontrar. "No Uruguai a água já está fria. Não temos um mar como este", explica o comerciante Santiago Ruz.

Eles fogem do frio, mas carregam as tradições. Na praia, bebem mate, o chimarrão deles, e não abrem mão do tejo, um tipo de jogo de bocha, só que com discos.

Só deixam a praia depois que o sol se põe. "Até que as luzes se apaguem, estamos aqui", diz o bancário Alberto Vieira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.