i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Pesquisa

Fígado obtém função de rim

  • 24/07/2010 21:14

Um experimento de manipulação genética fez o fígado de cobaias assumir uma função normalmente exercida pelos rins, ajudando o organismo a produzir hemácias, os glóbulos vermelhos do sangue. A pesquisa, realizada no instituto Howard Hughes, de Boston (EUA), sugere uma nova forma de tratar a anemia de origem renal.

A estratégia usada no estudo foi fazer com que o fígado de animais adultos fabricasse eritropoietina, hormônio que estimula a síntese de hemácias. Nor­­malmente, só os fígados de em­­briões fabricam essa molécula. A produção é transferida para os rins após o nascimento. Em doentes renais, porém, o nível de eritropoietina cai, levando à falta de hemácias.

Para tentar religar no fígado adulto a função do embrionário, os cientistas estudaram um grupo de substâncias chamadas PHD, que inibem a produção de eritropoietina. A ideia era encontrar alvos para drogas capazes de "inibir o inibidor’’.

Os cientistas alteraram o DNA de camundongos para desligar a produção de variantes de PHD no fígado a fim de descobrir quais delas inibiam a eritropoietina com mais eficácia. Desco­­briram que é preciso silenciar três variantes da enzima ao mesmo tempo para que o fígado volte a produzir a substância.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.