• Carregando...

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, denunciou nesta sexta-feira (19) que os governadores e prefeitos da região Amazônica estão negligenciando a fiscalização contra as queimadas, em razão da proximidade das eleições. Toda semana eu tenho estado na Amazônia e tenho visto muitas queimadas. Na véspera das eleições muitos governadores e prefeitos afrouxam completamente a fiscalização. Ninguém quer multar, interditar ninguém na véspera das eleições e, portanto, está recrudescendo as queimadas na região.

Minc informou que o Ministério do Meio Ambiente tomará uma série de medidas para conter as queimadas, inclusive divulgando os nomes dos governadores e prefeitos que não estão colaborando com a fiscalização federal e afrouxando completamente a fiscalização na véspera das eleições.

O ministro denunciou a região de caatinga está sendo transformada em carvão. "Agora dia 25, em Goiás, nós vamos lançar o Zoneamento Econômico-Ecológico do estado e o Plano de Defesa do Cerrado, outro bioma muito ameaçado. As pessoas falam da Amazônia, mas o cerrado está muito mais ameaçado. A caatinga está muito ameaçada, aliás ela está sendo destruída em um ritmo mais agressivo ainda do que a Amazônia".

O ministro lembrou que em agosto , no sertão de Pernambuco, ele chefiou a destruição de 800 fornos ilegais de carvão, que estavam transformando a caatinga em um grande carvoeiro.

Minc reafirmou que um dos principais desafios de seu ministério é "coibir o crime ambiental, ajuizar ações de crime ambiental, levar os criminosos ambientais para a prisão e, de preferência, que o infrator fique metade do tempo que deveria cumprir pena nos presídios plantando árvore, ao invés de tirar férias forçadas às nossas custas".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]