Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
cartazes

Fiscalização da Lei Cidade Limpa remove cartazes irregulares em SP

Cerca de 300 vias da capital paulista foram percorridas nesta quarta (16). Foram removidos 12 mil lambe-lambes e 1,2 mil cartazes

Fiscalização removeu faixas e placas das ruas de SP | Foto: Divulgação Prefeitura
Fiscalização removeu faixas e placas das ruas de SP (Foto: Foto: Divulgação Prefeitura)

Durante operação do grupo que fiscaliza a Lei Cidade Limpa, realizada na tarde desta quarta-feira (16), foram retirados 12 mil cartazes (conhecidos como lambe-lmabes) e 1,2 mil faixas irregulares das ruas de São Paulo. Quatrocentos homens participaram da ação, que percorreu cerca de 300 vias da capital paulista.

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras informou que irá investigar a origem de todos os materiais e os responsáveis receberão multa de R$ 10 mil para cada propaganda removida.

"O trabalho realizado hoje livrou a cidade de um imenso número de publicidade irregular que emporcalhava postes, muros e monumentos", disse José Rubens Domingues Filho, coordenador do grupo que fez a fiscalização.

O grupo foi criado em fevereiro de 2011 e atua em toda a cidade, organizando e realizando operações de fiscalização complementares ao trabalho das subprefeituras e cuidando de ações especiais.

A iniciativa também fiscaliza novas formas de burlar a lei, que começaram a ser implantadas em alguns pontos comerciais. Tais formas são proibidas e terão o auxílio deste grupo na fiscalização. Além disso, atua também como grupo gestor, junto às subprefeituras, no intuito de orientar e sanar dúvidas.

Lançada em 2007, a Lei Cidade Limpa é um marco na regulamentação de publicidade externa. Cerca de 500 mil faixas, cartazes e tabuletas já foram retiradas da cidade desde o início da lei. As multas totalizam cerca de R$ 117 milhões.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.