Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Segurança

Foz do Iguaçu requisita a Força Nacional para combater a criminalidade

Os vereadores de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, encaminharam ao governo do estado na terça-feira (14) um requerimento, aprovado por unanimidade na Câmara, pedindo a intervenção da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) na cidade. As autoridades municipais estão preocupadas com a violência e o déficit de efetivo policial na cidade e pedem auxílio estadual e federal para conter o avanço da criminalidade.

Somente este ano foram registrados 189 homicídios em Foz. A maioria das vítimas é de jovens com até 24 anos, envolvidos com o tráfico ou consumo de drogas.

"Se eles (governo) acharem que não é necessário o reforço, então que encaminhem mais policiais e viaturas para atender permanentemente a fronteira", diz o vereador Geraldo Martins (PT), autor do requerimento. Martins explica que o requerimento foi encaminhado ao Palácio Iguaçu porque, conforme o decreto 5.289, que criou a FNSP, cabe aos governadores fazerem o pedido formal ao Ministério da Justiça.

Para o vereador, é inadmissível uma cidade turística como Foz do Iguaçu – com a média de um milhão de turistas por ano – acumular altos índices de criminalidade. "A insegurança se instalou na cidade de uma forma que a sociedade tem medo de sair às ruas", salienta.

Ainda segundo o vereador, outro fato que contribuiu para agravar a violência é a migração dos trabalhadores informais, que carregavam mercadorias do Paraguai, para o crime organizado, após a queda nas vendas com o cerco feito pelo governo federal ao contrabando.

Leia reportagem completa na versão impressa da Gazeta do Povo (conteúdo exclusivo para assinantes)

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.