i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
religião

Francisco nomeia dom José Peruzzo

O paranaense dom José Antônio Peruzzo deixa diocese de Palmas e Francisco Beltrão para assumir, em março, posto mais importante da hierarquia católica no Paraná

  • PorRodrigo Batista e Jônatas Dias
  • 07/01/2015 21:06
Dom José Peruzzo assume posto em 19 de março, dia de S. José | Divulgação/Cúria Metropolitana
Dom José Peruzzo assume posto em 19 de março, dia de S. José| Foto: Divulgação/Cúria Metropolitana

Dom José Antônio Peruzzo, 54 anos, bispo de Palmas e Francisco Beltrão, no interior do Paraná, é o novo arcebispo de Curitiba. Ele sucede dom Moacyr José Vitti, que morreu em junho do ano passado, vítima de um enfarte. A decisão do papa Francisco de transferir o religioso foi comunicada ontem pela Nunciatura Apostólica do Brasil. Na mesma ocasião, dom Rafael Biernaski foi nomeado administrador da Arquidiocese de Curitiba.

O novo arcebispo é natural de Cascavel, nasceu em 1960 e foi ordenado padre em 1985. Foi nomeado bispo de Palmas e Francisco Beltrão pelo papa Bento XVI, em 24 de agosto de 2005 e está no comando da diocese desde 11 de dezembro de 2005. Tem mestrado e doutorado em Ciências Bíblicas pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma. Atualmente, dom José Peruzzo exerce a função de bispo referencial da Pastoral da Pessoa Idosa da CNBB.

O administrador arquidiocesano de Curitiba, dom Rafael Biernaski, diz que o novo arcebispo ficou surpreso e feliz com a nomeação. A posse formal será no dia 19 de março, em cerimônia a ser realizada na Catedral Metropolitana. "Possivelmente, de modo informal, ele passará pela cidade antes para dar encaminhamentos à organização da posse", diz.

Curitiba estava sem arcebispo desde junho de 2014, quando dom Moacyr morreu. Desde então, iniciou-se um processo de sucessão para a escolha do novo arcebispo. "A Nunciatura Apostólica verifica nomes junto à arquidiocese de Curitiba, junto ao colégio de consultores, em contato com bispos do Paraná e do Brasil. A partir desse levantamento, vários nomes indicados são enviados para o papa e ele escolhe e nomeia o arcebispo", explica.

Até a data formal da posse, Peruzzo continua no comando da diocese no interior do Paraná.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.