Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tempo

Frio deve ser ainda mais intenso nesta segunda no Paraná

Temperaturas da madrugada de domingo foram as menores do ano em algumas regiões do estado. Semana pode começar ainda mais gelada

Semana deve começar com muito frio na Grande Curitiba. A mínima prevista é de 2ºC | Antonio Costa/Arquivo/Gazeta do Povo
Semana deve começar com muito frio na Grande Curitiba. A mínima prevista é de 2ºC (Foto: Antonio Costa/Arquivo/Gazeta do Povo)

O frio deve se intensificar no Paraná nesta segunda-feira (30) e pode superar os recordes de temperatura registrados no domingo (29). O dia foi o mais frio do ano em algumas regiões. A mínima foi de meio grau negativo em Guarapuava, na região Centro-Sul. A massa de ar frio continua a se deslocar pelo estado e deve haver queda nas mínimas, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar.

"A queda nas temperaturas não deve ser brusca. A redução prevista é de alguns décimos nas mínimas, o que deve representar novos recordes", afirmou a meteorologista Sheila Paz, do Instituto Tecnológico Simepar.

As cidades da região Centro-Sul podem registrar temperaturas negativas, assim como ocorreu no domingo. A previsão é de um grau negativo para Guarapuava.

Podem ocorrer geadas na capital paranaense, região metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Centro-Sul e também no Norte Pioneiro. A previsão é de 2ºC para a Grande Curitiba, 6ºC para Jacarezinho, no Norte Pioneiro, e 9ºC para Paranaguá, no Litoral.

Mesmo as cidades mais quentes do Paraná devem amanhecer com temperaturas baixas. Londrina e Maringá, no Norte e Noroeste, respectivamente, tem previsão de 6ºC. Foz do Iguçu pode registrar 7ºC.

O sol deve predominar ao longo da semana e as temperaturas devem aumentar durante as tardes. A intensidade do frio deve diminuir a partir de quinta-feira (2), segundo o Instituto Tecnológico Simepar. Uma frente fria deve ocasionar chuva no Paraná na sexta-feira (3) e no sábado (4).

Recordes de temperatura no domingo

A massa de ar frio derrubou as temperaturas no Paraná. A madrugada de domingo foi a mais gelada do ano em grande parte do estado. As regiões Centro-Sul, Sudoeste, Leste e os Campos Gerais foram as que registraram menores temperaturas e geadas, principalmente nas áreas mais altas. A temperatura mais baixa - de meio grau negativo em Guarapuava - superou os 2,8ºC registrados no dia 3 de maio na mesma cidade.

"Curitiba foi salva pelo nevoeiro", explicou o meteorologista Samuel Braun. Se não fosse pela umidade, o frio seria ainda mais intenso, conta o especialista. A mínima na capital paranaense foi de 5,3ºC, a menor do ano na cidade. A mais baixa até então era de 6,8ºC, também no dia 3 de maio. Na região metropolitana de Curitiba a menor temperatura foi na Lapa: 2,3ºC.

O Litoral também sofreu com o frio. Antonina registrou mínima de 9ºC e Guaratuba, 11,6ºC. Palmas, no Sul do estado, que costuma registrar as temperaturas mais frias do estado, teve mínima de 0,9ºC.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.