• Carregando...

Após uma semana com neve em 26 cidades do Paraná e recordes de frio, o fim de semana deve ter termômetros com marcas mais amenas. O Instituto Tecnológico Simepar prevê que a massa de ar polar que influenciou o tempo do estado nos últimos dias começa a perder força já nesta sexta-feira (26). Para este dia, já não há previsão de temperaturas negativas, como ainda foram registradas nesta quinta (25).

No sábado (27), as condições do tempo devem propiciar um período de temperatura elevada durante a tarde. O dia amanhece com temperaturas típicas de inverno. Em Curitiba, os termômetros marcam entre 7ºC e 19ºC; em Guarapuava, a oscilação será de 5ºC a 20ºC; em Maringá, deve fazer 8ºC pela manhã e 25ºC à tarde; e em Foz do Iguaçu o dia amanhece com 9ºC e chega a 24ºC.

Nos dois dias do fim de semana, conforme previsão feita nesta quinta, não há previsão de chuva. Tanto o sábado quanto o domingo devem ter condições para a ocorrência de nevoeiros pela manhã. No domingo (28), a máxima deve chegar aos 21ºC em Curitiba, 24ºC em Francisco Beltrão, 26ºC em Paranavaí, e 22ºC em Ponta Grossa. Paranaguá, no litoral, registrará, neste dia, 13ºC de mínima e 24ºC de máxima.

Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar, prevê que, com a gradativa perda de força da massa de ar polar, o tempo volta a ter ares típicos de inverno. "O tempo continua frio até amanhã, mas no fim de semana ainda será possível observar um aumento em valores de temperatura. Teremos aquele frio mais típico, com maior aquecimento durante o dia", diz.

Paraná teve temperaturas negativas nesta quinta

Doze estações do Simepar registraram, nesta quinta-feira (25), temperaturas abaixo de 0ºC, com ocorrência de geada, principalmente na região Sul do estado. A temperatura mais baixa ocorreu em Guarapuava, onde fez -2,9ºC; seguida por Entre Rios, que teve termômetros apontando -2,7ºC; e por Pinhão, com registro de mínima de -2,3ºC. Em praticamente todo o interior o dia amanheceu com sol e temperaturas baixas.

Na região de Curitiba, o dia também amanheceu frio, mas com temperaturas um pouco mais elevados. A capital teve, no período mais gelado desta quinta, 4ºC. Lapa, na Região Metropolitana, amanheceu com 1,2ºC. Ambas tiveram termômetro abaixo de 0ºC, nesta quarta (-2ºC e -3,1ºC, respectivamente).

"O único local no qual ocorreu uma mudança mais significativa no tempo foi a região Leste, devido à nebulosidade. Em Curitiba, choveu durante a noite, o que fez o dia amanhecer com temperaturas menos frias nesta manhã," diz Jacobsen, que relatou ainda que durante o dia pode garoar entre a Serra do Mar e as praias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]