Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Funcionárias de limpeza das creches entram em greve

Uma passeata foi realizada na manhã desta terça-feira em protesto contra o atraso do pagamento dos salários

As funcionárias que trabalham na limpeza das creches em Curitiba fizeram uma passeata, na manhã desta terça-feira (13), para protestar contra o atraso de pagamento dos salários da empresa EBV, que presta serviço terceirizado de limpeza e conservação para as creches da prefeitura. A caminhada foi realizada por volta das 9 horas e as manifestantes foram para frente da sede da empresa, que fica na Avenida Manoel Ribas, 227, no bairro Mercês.

Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação (Siemaco), Manassés Oliveira, desde setembro o pagamento dos salários e de vales-transportes e ticket refeição para as funcionárias está sendo feito com atraso.

A passeata saiu da frente do sindicato, que fica na Rua Duque de Caxias, 191 e foi em direção da sede da EBV, a quase um quilômetro do sindicato. A manifestação contou com carro de som e o trânsito ficou complicado enquanto a passeata aconteceu. Na frente da empresa as funcionárias ficaram na calçada e protestam pelo atraso do pagamento do salário.

De acordo com o Siemaco, cerca de 150 pessoas participam da manifestação em frente à empresa e outras devem chegar. A orientação do sindicato é para as funcionárias irem ao banco retirar um extrato para comprovar que o pagamento não foi feito e ir para a sede da empresa participar do protesto.

"O pagamento de março não caiu na conta do pessoal. Pagaram somente o vale-transporte, mas o pagamento do salário e o ticket refeição não foi feito. Enquanto esse pagamento não for feito as funcionárias não voltam ao trabalho", afirmou o presidente do sindicato.

Segundo o dirigente sindical, que é vereador de Curitiba (atualmente sem partido), mais de 60% das trabalhadoras aderiram a paralisação. Manassés também explica que o pagamento dos salários das funcionárias deve ocorrer sempre no quinto dia útil de cada mês, mas isso não vem acontecendo. "Em princípio vamos ficar aqui (em frente a EBV) o dia todo. Até que algum representante da empresa venha negociar com a gente", definiu o presidente do Siemaco.

A empresa EBV é de Santa Catarina. O gerente regional da filial Curitiba da empresa, que preferiu não se identificar, disse que todos os pagamentos já foram providenciados. "Os pagamentos foram enviados da matriz e os créditos já deveriam estar na conta dos funcionários".

Prefeitura

A Prefeitura de Curitiba afirma que a empresa foi contratada em licitação e que os pagamentos da prefeitura para a EBV estão em dia, por isso exige que o pagamento das funcionárias seja feito nesta terça-feira, caso contrário haverá punição, prevista em contrato, para a empresa.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, outras empresas têm contratos para prestar serviços de limpeza para a Secretaria de Educação. A EBV é responsável apenas por uma parcela do atendimento nas creches. São aproximadamente 285 funcionárias da EBV que trabalham na limpeza das creches.

A prefeitura está fazendo um levantamento e onde for constatado que há falta de funcionárias será feito um remanejamento de pessoas de outros postos. A prefeitura acredita que menos de 10 creches foram atingidas com a paralisação das funcionárias. Todas creches estão funcionando nesta terça-feira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.