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futuro das cidades

Criação do Parque Minhocão joga luz sobre impacto de viadutos

Soluções viárias do passado, viadutos vêm sendo demolidos ou mesmo transformados em parques em razão do impacto negativo na paisagem e da interferência da “caminhabilidade’nas cidades

Cerca de 70 mil veículos trafegam por dia no elevado Costa e Silva. | Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Cerca de 70 mil veículos trafegam por dia no elevado Costa e Silva. (Foto: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress)

Outrora apontados como solução para desafogar o trânsito de automóveis, os elevados viários caíram em descrédito entre os urbanistas e o uso desses espaços virou tema de debates polarizados em todo o mundo. O caso mais evidente no Brasil é o do elevado Costa e Silva, o Minhocão, em São Paulo. Ainda no início de março, o viaduto ganhou status legal de parque. Mas a via ainda é centro de um debate entre os que querem seu desaparecimento por causa do impacto negativo na paisagem da cidade e os que lutam para transformá-lo em uma área permanente de lazer.

O debate em São Paulo ocorre há alguns anos, mas acabou aquecido com a decisão do prefeito Fernando Haddad (PT) de sancionar uma lei que denomina o elevado como Parque Minhocão sempre que ele estiver fechada aos carros. Hoje, o local é interditado para veículos durante a semana entre 21h30 e 6h30 e aos finais de semana a partir das 15 horas. O projeto de lei foi enviado pelo vereador José Police Neto (PSD).

A sanção não foi bem digerida por associações que querem o desaparecimento do elevado. “A lei está forçando a barra para transformar o Minhocão em parque. Mas não há segurança no local para isso e o parque não resolve os problemas da degradação da região”, argumenta o arquiteto Lucio Gomes Machado, morador de São Paulo e para quem o local deveria ser desmontado.

Defensores do Minhocão como área de lazer, garantem que o local é seguro. Um exemplo, dizem, é a própria altura do guarda-corpo. Detratores do parque dizem que esse aparato expõe as pessoas ao risco de queda, por ser muito baixo. Mas a Associação Parque Minhocão garante que ele está dentro das normas da ABNT e que tem altura idêntica ao do guarda-corpo do Viaduto Santa Ifigênia, onde transitam pedestres.

Nova York se valeu dessa solução urbanística para recuperar uma antiga via férrea elevada. A High Line estava abandonada e trazia insegurança a quem vivia naquela região. Hoje, ela é um parque linear suspenso reconhecido em todo o mundo. Mas apesar das semelhanças com o Minhocão, Machado diz que as duas vias não podem ser comparadas. “A High Line cruzava um bairro de depósitos e indústrias. Além disso, ela tem um dano urbanístico muito menor do que o do Minhocão por passar apenas sobre uma via”.

Criado há 45 anos durante a gestão do então prefeito Paulo Maluf, o Minhocão deverá ser desativado para o trânsito de automóveis particulares nos próximos anos. Pelo menos é isso o que define o novo Plano Diretor de São Paulo, sancionado por Haddad no ano passado. Mas ainda não está claro se o elevado se tornará definitivamente um parque ou se será demolido. Durante a cerimônia de sanção da Lei, o atual prefeito afirmou não ter posição formada sobre o assunto. Disse, porém, que a construção do viaduto foi um “erro”.

Viadutos de Boston foram demolidos para darem lugar à obra chamada de “The Big Did”, a “grande escavação”. A imagem mostra parte dessa estrutura antes da demolição | Willem Van Bergen/Creative Commons

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Viadutos de Boston foram demolidos para darem lugar à obra chamada de “The Big Did”, a “grande escavação”. A imagem mostra parte dessa estrutura antes da demolição

Nessa imagem, a nova paisagem de Boston após o “The Big Did” | Jeramey Jannene/Creative Commons

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Nessa imagem, a nova paisagem de Boston após o “The Big Did”

Seul resolveu o problema da degradação do rio Cheonggyecheon com a demolição da estrutura viária sobre o curso d’água | Brian Kusler

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Seul resolveu o problema da degradação do rio Cheonggyecheon com a demolição da estrutura viária sobre o curso d’água

Em Nova Iorque, a opção foi por reinvetar a High Line transformando o local em uma área de lazer para pedestres | Sue Waters/Creative Commons

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Em Nova Iorque, a opção foi por reinvetar a High Line transformando o local em uma área de lazer para pedestres

O Elevado da Perimetral, no Rio, era um a via aérea com problemas muito parecidos ao do Minhocão paulista. Foi demolido | Gian Cornachini/Creative Commons

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O Elevado da Perimetral, no Rio, era um a via aérea com problemas muito parecidos ao do Minhocão paulista. Foi demolido

A demolição do Evelado da Perimetral foi decisiva para a revitalização da zona portuária da capital fluminense | Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro

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A demolição do Evelado da Perimetral foi decisiva para a revitalização da zona portuária da capital fluminense

O Minhocão, em São Paulo, ainda não ganhou a infraestrutura de outras vias elevadas desativadas para carros, mas os pedestres já veem se apropriando do espaço aos fins de semana | Rogerio Cavalheiro/Futura Press/Folhapress

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O Minhocão, em São Paulo, ainda não ganhou a infraestrutura de outras vias elevadas desativadas para carros, mas os pedestres já veem se apropriando do espaço aos fins de semana

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