Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Transporte de passageiros

Curitiba multa seis motoristas do Uber em 10 dias

As autuações ocorreram em uma campanha de fiscalização da Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran), contra o “transporte irregular” de passageiros

Aplicativo de transporte é considerado irregular, pela prefeitura | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Aplicativo de transporte é considerado irregular, pela prefeitura (Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo)

Seis motoristas do Uber já foram multados, em Curitiba, desde que o aplicativo passou a operar na cidade, no último dia 18. As autuações ocorreram em uma campanha de fiscalização da Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran), contra o “transporte irregular” de passageiros. Além do Uber, vans escolares e carros que fazem o transporte remunerado de crianças são alvo da operação, que teve uma média de três autuações por dia, desde a última segunda-feira (21) até agora.

A proibição do Uber tem como base o artigo 231 do Código Brasileiro de Trânsito, que em seu inciso oitavo veta o “transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não for licenciado para esse fim”. A principal preocupação da prefeitura é com a segurança do passageiro, explica a secretária do Trânsito, Luiza Simonelli. “Quais são as condições do veículo do Uber? Ninguém sabe”.

A falta de capacitação dos profissionais também preocupa o poder público. “Um motorista profissional passa por vários estágios junto à Urbs, ele se habilita junto ao Detran”, defende a secretaria. Ela garante que a fiscalização não tem um ímpeto “meramente arrecadatório”. Isto porque uma das principais críticas aos motoristas do Uber é o fato de eles não pagarem impostos para o licenciamento de sua atividade. “Mas podemos fazer uma conta de quanto dinheiro deixa de ser voltado ao cidadão”.

A prefeitura estuda, em conjunto com representantes dos taxistas, a criação de um aplicativo público de táxis. A cidade quer deixar claro que é favorável à entrada de tecnologia no mercado, mas vê com maus olhos o funcionamento de serviços não regulamentados. Além disso, a secretaria Luiza Simonelli se diz aberta a discutir alternativas de regulamentação de novos serviços, como o Uber, mas que até agora não foi procurada pela empresa para um canal de diálogo.

Atualmente, não há regulamentação para o Uber em nenhuma das nove cidades brasileiras em que o aplicativo opera. Juridicamente, a empresa já venceu algumas batalhas; em São Paulo, onde foi considerado ilegal, o Uber opera atualmente com um mandado de segurança. A empresa se vale do conceito de “transporte individual particular”, que seria previsto pelas leis brasileiras, e que se diferencia do “transporte individual público”, categoria à qual o táxi se vincula.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.