
A menina de dois anos Jennyfer Shaider realizou nesta quinta-feira (12) uma sessão de cateterismo para desobstrução de uma das veias do coração. O procedimento foi necessário para que a garota passe por uma cirurgia delicada, que envolve uma parada programada de oito horas do órgão. Ela está internada há cinco dias no Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo ,e a operação deve ser realizada na semana que vem.
De acordo com a gerente geral de enfermagem do Hospital Nossa Senhora do Rocio, Lidia Maria Ferreira, Jennyfer passou bem pelo processo e agora está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). "Ela vai ficar alguns dias na recuperação desse processo invasivo. Podemos adiantar que o procedimento forneceu informações aos cirurgiões e a partir desse resultado poderemos marcar a cirurgia para a semana que vem", prevê.
O cateterismo, a princípio, seria realizado na terça (10), mas um problema na máquina usada para fazer a desobstrução no músculo cardíaco causou o adiamento. Segundo o hospital, a transferência foi feita para não arriscar deixar Jennyfer em jejum e não poder fazer novamente o procedimento, como aconteceu na terça (11). "É um equipamento novo, foi instalado há 15 dias, é um dos mais sofisticados da região, mas às vezes é preciso fazer reparos", esclarece.
De acordo com a mãe da garota, Andréia Lira, Jennyfer estava bastante agitada antes do cateterismo por causa do período em que está internada. "Ela está ficando bem agitada. São cinco dias dentro do hospital, mas temos que esperar", diz.
A gerente de enfermagem aponta que os procedimentos estão dentro das normas e padrões estabelecidos para o caso. Ela explica que antes de qualquer intervenção é preciso fazer exames e dar um diagnóstico preciso. "No mínimo precisamos de uma semana depois que um paciente chega para ter uma análise com o detalhamento necessário", diagnostica.



