• Carregando...
Reprodução | /
Reprodução| Foto: /

Na onda das retrospectivas, o Google divulgou nesta quarta-feira (16) quais foram os temas e termos que mais pesquisados no buscador em 2015. A Gazeta do Povo separou o top 10 quando o assunto são os memes, com explicações, imagens e vídeos sobre cada um deles. Confira:

10) Calor

O calor recorde e fora de época em muitas capitais brasileiras durante 2015, inclusive em Curitiba, rendeu muitos memes. Quem não gosta de reclamar do tempo?

Reprodução

9) Enem 2015

A prova do Enem sempre traz pérolas e em 2015 não foi diferente. A edição deste ano, além de trazer o já tradicional “show dos atrasados”, trouxe várias comemorações em relação ao tema da redação da prova, que deveria versar sobre a violência contra a mulher na sociedade brasileira.

Reprodução

8) John Cena

A piada começou nos Estados Unidos e se trata, basicamente, do anúncio de entrada no ringue do lutador John Cena, conhecido por seu trabalho na companhia de luta livre World Wrestling Entertainment (WWE), interrompendo qualquer outro vídeo. Veja abaixo:

7) Bela Gil

Desde 2014, a cozinheira Bela Gil, filha de Gilberto Gil, apresenta um programa no canal a cabo GNT em que incentiva a culinária saudável e a busca por ingredientes alternativos. Mas foi em 2015 que Bela conquistou a internet, dando “dicas” sobre como qualquer coisa pode ser substituída por ingredientes considerados “naturebas”, como linhaça.

Reprodução

6) Falsiane

Não precisa de muitas explicações. O termo “falsiane” é utilizado para se referir àquela pessoa, tcharan, falsa!

5) Turn Down for What / Deal With It

Meme que ganhou uma proporção muito maior com vídeo do que com imagem, consiste em pegar uma cena de filme, série, novela, etc em que um personagem dê um “fora” merecido em outro. Ao final, é tocada a música “Turn Down for What”, do DJ Snake feat. Lil Jon, e aparecem jovens comemorando após uma falsa batalha de rimas – outro vídeo que já havia feito sucesso anteriormente.

4) Já acabou, Jéssica?

Colegas no sétimo ano do ensino fundamental em uma escola de Alto Jequitibá (MG), as estudantes Lara, 14 anos, e Jéssica, 13 anos, envolveram-se em uma briga na saída do colégio. Como atualmente nada escapa ao registro feito por smartphones, a frase “já acabou, Jéssica?”, dita por Lara ao fim da briga, virou meme.

Reprodução

O caso não foi usado apenas para fazer graça. Após o ocorrido, a Polícia Militar (PM) de Minas Gerais lançou mão do meme para fazer uma campanha contra a agressão física.

Reprodução

3) Dibre do Ronaldinho

O termo “dibre” sempre foi usado entre aqueles que gostam de futebol – é um jeito, digamos, carinhoso, de chamar o ato de “driblar”. Em fevereiro deste ano, porém, até o jogador Ronaldinho Gaúcho, “dibrador” nato, caiu na brincadeira ao responder a uma seguidora no Twitter se o aplicativo que ele estava lançando era de “dibrar”. O resto é história.

Reprodução

2) Me solta, miga

Criada em 2008 para um concurso de montagens feitas no Photoshop, a imagem é uma releitura de um quadro do artista francês William-Adolphe Bouguereau, pintado no século XIX.

Reprodução

Não se sabe ao certo como a imagem foi “resgatada” e virou meme em 2015, mas fato é que ela caiu nas graças dos brasileiros e já foi usada até no perfil da presidente Dilma Rousseff, para anunciar a abertura das inscrições para a edição deste ano do Enem.

Reprodução

1) Senhora?

Em primeiríssimo lugar está Edinar Maria dos Santos Moraes, servidora da Assembleia Legislativa de Goiás, que na internet ficou conhecida apenas como “senhora”. Edinar virou meme após fugir de uma repórter da TV Anhanguera, que fazia matéria sobre servidores da Alego que batiam o ponto e iam embora sem trabalhar. A funcionária saiu correndo e a repórter foi atrás, aos gritos de “senhora?”. Nasceu um meme.

Reprodução

Colaborou: Mariana Balan

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]