Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tragédia em minas gerais

Governador Valadares terá abastecimento normalizado no fim da próxima semana

Rio da cidade foi atingido por lama das barragens que se romperam em Mariana (MG)

Lama invade o Rio Doce em Colatina, ES | Fred Loureiro/Secom ES
Lama invade o Rio Doce em Colatina, ES (Foto: Fred Loureiro/Secom ES)

A prefeitura de Governador Valadares (MG) informou que o abastecimento de água no município será normalizado no próximo fim de semana. O rio que abastece a cidade de 280 mil habitantes foi atingido pela lama vinda de Mariana, onde duas barragens se romperam. Neste domingo, a administração municipal montou quatorze pontos de distribuição de água mineral e potável. Os postos foram definidos para atender vários bairros e as regiões no entorno mais próximo. Ao longo da próxima semana, o número deverá chegar a 30 postos na cidade, de acordo com o volume de água que chegar ao município.

Mais de uma semana após o rompimento das barragens em Mariana, o primeiro carregamento de água potável feito por trem pela Vale, dona da mineradora Samarco, foi descartado na sexta-feira pela prefeitura de Governador Valadares antes de ser entregue aos moradores que sofrem os efeitos do desastre. De acordo com a prefeitura, os 240 mil litros de água, que chegaram em quatro vagões, não serviam para o consumo por possuir “alto teor de querosene”. A Vale, porém, contestou a informação.

Para voltar a abastecer Governador Valadares a partir de segunda-feira, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) diz que será usado um produto que consegue separar a lama para que a água volte a ser tratada e distribuída à população. Os testes foram feitos em Belo Horizonte.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.