Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Raposa Serra do Sol

Governo acredita que STF vai manter demarcação contínua, diz Tarso

Ministro diz que União vai cumprir decisão sobre Raposa Serra do Sol. Governador de RR afirmou nesta segunda que haverá conflito na região

O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse nesta segunda-feira (8) que o governo acredita que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) vão votar a favor da manutenção da demarcação contínua da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Contudo, o ministro afirmou que o governo acatará a decisão da Suprema Corte mesmo que seja por uma mudança na forma de demarcação.

"Nós acreditamos que a solução é a continuidade e esta é a tradição do Supremo no país. Essa é a melhor interpretação da Constituição. Acreditamos que supremo vai julgar pela continuidade, mas seja qual for a decisão nos vamos cumprir", disse ele após o lançamento da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública.

Mais cedo, o governador de Roraima, José de Anchieta Junior, disse, segundo a Agência Brasil, que qualquer que seja a decisão do STF haverá conflito na região. "Lá, o clima é tenso. Seja qual for o resultado, haverá conflito", afirmou a agência.

O ministro negou que isso ocorra e disse que, da parte do governo federal, não haverá conflito. "Da nossa parte não vai ter conflito e seja qual for decisão do Supremo nós vamos cumpri-la", respondeu ao ser questionado sobre as declarações do governador, que é contra a demarcação contínua na região.

Questionado sobre a necessidade de deslocar forças federais para Roraima, Tarso não respondeu. "O governo está preparado para cumprir fazer cumprir a lei e as decisões dos tribunais. Questões técnicas mais tarde eu informo", disse.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.