Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bolsa Família

Governo federal cancela 33 mil benefícios no Paraná

Cerca de 33 mil famílias paranaenses foram excluídas do cadastro do Bolsa Família. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), os beneficiários entraram no mercado de trabalho e atualmente têm renda superior a exigida para integrar o programa. Em todo país, 400 mil famílias deixaram de receber o auxílio.

Os pagamentos já estavam suspensos desde setembro de 2008, quando o ministério fez um cruzamento de dados. A renda que as famílias declaram no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal foi comparada com a informada na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O levantamento indicou que cerca de 600 mil famílias no Brasil tinham renda mensal superior a R$ 120 per capita, limite estipulado para integrar o programa.

As famílias que caíram na "malha fina" tiveram prazo até 31 de dezembro para atualizar o cadastro e mostrar que atendiam ao critério para receber o auxílio. No Paraná, quase 42 mil benefícios estavam sob suspeita. Perto de 9 mil famílias conseguiram comprovar que têm renda dentro do perfil exigido pelo programa. O benefício destas famílias foi desbloqueado após a atualização dos dados.

Já os que não se recadastraram foram definitivamente excluídas do cadastro a partir do mês de fevereiro. O Paraná foi o terceiro estado onde mais benefícios foram cancelados. Em primeiro aparece São Paulo, onde 100 mil famílias foram excluídas e em segundo está Minas Gerais, com 60 mil auxílios cancelados. De acordo com o ministério, o cruzamento de dados é realizado anualmente e tem a finalidade de aperfeiçoar o controle do programa e destinar o Bolsa Família apenas a quem precisa.

Entre 2004 e 2008, o ministério cancelou mais de 2,6 milhões de benefícios, tanto porque a família melhorou a sua renda, quanto por não cumprir as metas de educação e saúde. A cada cancelamento, uma nova família é incluída no programa, informou o ministério.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.