Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
salários de maro e abril

Governo promete pagar a professores meses descontados por greve em SP

Uma folha suplementar, que será emitida dia 24 de agosto, vai repor os valores descontados dos salários dos professores em greve nos meses de março e abril

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo prometeu, no início da noite desta segunda-feira (10), que vai pagar em folha suplementar, no dia 24 deste mês, os salários referentes a março e abril.

Os valores foram descontados dos professores da rede estadual, que fizeram uma greve de 89 dias, encerrada em 12 de junho. A secretaria já havia feito o pagamento dos dias referentes ao mês de maio.

No dia 22 de julho, o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) já havia determinado o pagamento dos meses descontados.

O parecer favorável aos professores, aliás, já havia sido decidido antes pelo tribunal paulista e chegado ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). O tribunal, no entanto, autorizou o governo do estado a descontar os dias parados.

O imbróglio, contudo, foi parar no STF (Supremo Tribunal Federal). Lá, o presidente Ricardo Lewandowski concedeu liminar novamente favorável aos professores. Após essa decisão, no dia 16 de junho, o TJ-SP abriu prazo para que a gestão estadual explicasse como o pagamento seria feito.

Quatro dias depois, a Procuradoria Geral do Estado informou que o governo faria a restituição dos dias descontados no dia 24 de julho. A Apeoesp (sindicato da categoria), porém, informou que apenas o mês de maio havia sido pago, na ocasião.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.