Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
RMC

Greve dos servidores municipais de Araucária entra no 9º dia

Serviços essenciais prestados pela prefeitura são prejudicados, segundo sindicato. Metade dos funcionários precisam trabalhar por determinação da Justiça

Funcionários públicos de Araucária entram no nono dia de greve nesta quinta-feira (12). Em uma reivindicação por maiores salários, a categoria promove uma paralisação que afeta os serviços públicos da cidade da Região Metropolitana de Curitiba desde o dia 4 de setembro. Saúde, educação e segurança têm atendimento em ritmo lento e funcionários de algumas secretarias também aderiram ao movimento.

Maria Luiza Feliciano de Souza, diretora do Sindicato dos Funcionários Públicos de Araucária (Sifar), é pessimista quanto a uma estimativa de retorno às atividades. "O prefeito [Olizandro Ferreira] teve a chance de acabar com o movimento ontem. Pela manhã, ele sinalizou uma proposta, que iria apresentar às 16 horas, mas à tarde sumiu da cidade e ninguém conseguiu mais falar com ele".

A dirigente cita que o movimento nesta quinta (12) segue com ações para tentar conquistar o apoio da população à greve. "As pessoas às vezes ficam nervosas com o movimento, começa a demorar o atendimento. Estamos elaborando um jornal para distribuir nas escolas, nos postos de saúde e nos bairros para mostrar o descaso que há com a cidade".

Desde a última sexta-feira (6), a Justiça determinou que 50% dos funcionários públicos de Araucária compareçam normalmente aos seus postos de trabalho. Maria Luiza diz que a alternativa encontrada para cumprir a decisão judicial foi trabalhar em meio período. "Nas escolas, por exemplo, tem aula até a hora do recreio. A orientação é para todo mundo ir, mas trabalhar apenas metade do expediente".

Apesar dessa orientação, segundo Maria Luiza, em alguns locais as aulas continuam prejudicadas. O transporte para levar os alunos a escolas, por exemplo, impede alguns estudantes de comparecerem aos estabelecimentos de ensino. Além disso, a coordenação de alguns colégios suspende as aulas, mesmo com a maioria dos funcionários estando presentes.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Araucária nesta manhã e aguarda retorno com informações sobre a greve.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.