• Carregando...
 | ALBARI ROSA/ALBARI ROSA
| Foto: ALBARI ROSA/ALBARI ROSA

O aumento antecipado de casos de gripe H1N1 em São Paulo e o registro de 230 mortes em todo o país até o momento causadas pelo vírus fez o brasileiro retomar um hábito que estava meio esquecido: o uso do álcool em gel. Mas, para que o gel realmente consiga destruir vírus e bactérias presentes nas mãos, é preciso seguir algumas regras.

Confira as dicas da enfermeira Kátia Trevisan do Rosário, da comissão de controle de infecção hospitalar do Hospital Pilar:

1. Pode ser qualquer álcool em gel?

Não. Para conseguir fazer a desnaturação de vírus e bactérias e assim desativar esses agentes o álcool precisa ter uma concentração de 70%. Essa é a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

2. Precisa ser em gel?

Não necessariamente. A recomendação para o uso do álcool em gel é porque nessa apresentação ele contem substâncias emolientes, que evitam que as mãos fiquem ressecadas.

3. Em toda as situações ele serve para limpar as mãos?

Não. Quando a mão tem presença aparente de sujeira, o jeito é água e sabão. O álcool em gel não é eficiente quando está na presença de uma matéria orgânica.

4. Precisa usar o álcool em gel mesmo se tiver lavado as mãos?

Não é obrigatório, mas é interessante. Isso porque o álcool em gel consegue fazer um refinamento da higienização das mãos, uma espécie de finalização da limpeza.

5. Quantas vezes por dia devo usar o álcool em gel?

Não existe um número mínimo de vezes recomendado para o uso do álcool em gel. Mas é importante usar sempre antes e após ir ao banheiro, quando chegar em casa e antes de se alimentar. É recomendada uma atenção especial para a higienização das mãos quando se está resfriado. Essa é uma forma de evitar contaminar outras pessoas e a autocontaminação. E vale lembrar que o álcool em gel deve ser usado o ano todo. A limpeza constante das mãos ajuda a prevenir outras doenças além da gripe, como meningites e viroses.

6. Qual a quantidade certa de álcool gel a ser usada a cada aplicação?

O suficiente para atingir toda a superfície das mãos e o pulso. Isso inclui a ponta dos dedos e o dorso das mãos. Uma forma eficiente de aplicar o álcool é colocar uma pequena quantidade do gel em uma das mãos e fazer uma espécie de concha com ela para molhar as pontas dos dedos da outra mão. Em seguida, faça o mesmo processo com a outra mão e espalhe o álcool em gel esfregando as mãos até que ele evapore.

7. O uso do álcool em gel na limpeza da casa é recomendado?

Ele pode ser usado, mas não é essencial para a manutenção da limpeza da casa. Nesse caso, o uso de água e desinfetantes já é considerado suficiente. Uma medida importante para manter a casa livre de doenças é deixar o ambiente arejado, garantindo a circulação do ar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]