Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Guardas municipais fazem acordo com prefeitura e deixam greve para junho

Categoria fez manifestação pela manhã. Em reunião na administração municipal, foi firmado acordo que prevê melhorias reivindicadas pelos guardas

Em assembleia na Praça Tiradentes, guardas municipais aprovaram indicativo de greve para 3 de junho | MGS/UGT
Em assembleia na Praça Tiradentes, guardas municipais aprovaram indicativo de greve para 3 de junho (Foto: MGS/UGT)

Depois de promoverem manifestação na manhã desta quinta-feira (20) na Praça Tiradentes, os guardas municipais de Curitiba aprovaram, em assembleia, um indicativo de greve para começar em 3 de junho. Também durante a manhã, representantes do Sindicato da Guarda Municipal de Curitiba (Sigmuc) e da prefeitura negociaram um acordo para atender às reivindicações da categoria.

O município se comprometeu a entregar um projeto que estabelece plano de carreira, cargos e vencimentos dos guardas para a Câmara Municipal até o dia 2 de junho. Se a promessa não for cumprida, a greve teria início no dia seguinte. A prefeitura também informou que vai criar a corregedoria da guarda, a Academia da Guarda e implantar outras melhorias de infraestrutura.

Até a formalização do acordo com a prefeitura, a classe promoveu uma paralisação parcial nos trabalhos. De acordo com o sindicato, cerca de 800 guardas dos 1,5 mil deixaram de trabalhar entre as 9h e 16h desta quinta (20). No momento, todos já voltaram ao trabalho e a situação está normalizada.

Em nota publicada em sua página na internet, a prefeitura confirmou os termos acordados com o sindicato e disse que "fortalecer a corporação e a sua estrutura e valorizar os guardas municipais é uma das prioridades da administração municipal".

A categoria, porém, não descarta paralisação antes de junho, já que as negociações sobre o reajuste salarial dos guardas começa em maio.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.