• Carregando...

Mesmo com três dias seguidos sem chuvas, os reservatórios que abastecem a Grande São Paulo voltaram a ter alta nesta quinta-feira (26). Segundo informações da Sabesp, o Cantareira subiu 0,2 ponto percentual em relação ao dia anterior e está agora com 14,1%.

Metade da água que abastece os grandes clientes da Sabesp sai do Cantareira

Dos cerca de 1,8 bilhão de litros que abasteceram, os 526 clientes que têm contratos de fidelidade, com tarifas vantajosas, 851 milhões (46,5%) saíram do manancial

Leia a matéria completa

O percentual usado agora tem como base a quantidade de água naquele dia e a capacidade total do reservatório, de 1,3 trilhão de litros e que inclui o volume útil (acima dos níveis de captação) e as duas cotas do volume morto (reserva do fundo das represas, captadas com o auxílio de bombas). Até então, o índice considerava o volume morto apenas na quantidade disponível, e não na capacidade total -sem ele, o sistema tem capacidade de 1 trilhão de litros de água e operaria hoje com 18,2% de sua capacidade.

Após pressão do Ministério Público Estadual que cobra mais transparência na divulgação das informações, a Sabesp agora divulga os dois dados sobre a crise da água em São Paulo. Até agora, choveu 189,9 mm nas represas do sistema, quando a média histórica para o mês é de 178 mm.

O Cantareira abastece 5,6 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista -eram cerca de 9 milhões antes da crise. Essa diferença passou a ser atendida por outros sistemas.

Outros reservatórios

De acordo com a Sabesp, o nível do reservatório Alto Tietê opera com 23,1% de sua capacidade, registrando o mesmo percentual em relação ao dia anterior.

O sistema abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo. No dia 14 de dezembro, o Alto Tietê passou a contar com a adição do volume morto, que gerou um volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).

O nível da represa de Guarapiranga, que fornece água para 5,2 milhões de pessoas nas zonas sul e sudeste da capital paulista, chegou a 85%. Na quarta-feira, o índice era de 84,7%.

O reservatório Rio Grande, que atende 1,5 milhão de pessoas, é o que tem a melhor situação entre os reservatórios operando com 98% de sua capacidade. O reservatório também manteve o mesmo percentual em relação ao dia anterior.

Já o reservatório Rio Claro, que também atende 1,5 milhão de pessoas, subiu 0,1 ponto percentual e agora está com 43,5%.

O sistema Alto Cotia subiu para 64,1%, ou seja, ganhou 0,2 ponto percentual em relação ao dia anterior. O reservatório fornece água para 400 mil pessoas.

A medição da Sabesp é feita diariamente e compreende um período de 24 horas: das 7h às 7h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]