O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) continuará com as cirurgias eletivas (não urgentes) suspensas, apesar do anúncio da liberação de R$ 700 mil, feito na terça-feira (06/11) à tarde pelo Ministério da Educação (MEC). Os recursos serão suficientes apenas para que o hospital consiga restabelecer o estoque de alguns medicamentos e materiais essenciais e, assim, realizar cirurgias de urgência e emergência. A previsão é de que os procedimentos eletivos só voltem a ser feitos no ano que vem.
A administração do HC irá se reunir nesta quarta-feira com representantes da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba para discutir o quadro atual do hospital. "O HC é o maior hospital público da capital e tem um impacto no sistema público de saúde", afirma a diretora de assistência do HC, Mariângela Honório Pedroso. Segundo ela, seriam necessários R$ 3,5 milhões a mais para o hospital superar a crise.
Socorro financeiro
Há quase um mês, o hospital vinha tentando a liberação da verba para a aquisição de medicamentos e materiais cirúrgicos. O dinheiro é proveniente de recursos próprios, mas precisa ser enquadrado no orçamento do ministério para ser utilizado. A liberação orçamentária ocorreu depois do reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, ter negociado com a Secretaria de Planejamento e Orçamento do MEC. "A ordem de liberação já está no sistema e com isso o hospital já pode fazer o pedido de compra", disse o reitor. Entretanto, mesmo com o processo de empenho encaminhado, a entrega dos pedidos deve levar aproximadamente cinco dias, período em que as cirurgias de urgência e emergência também ficam ameaçadas.
Sem analgésicos, fios de sutura e medicação para pós-operatório, nas últimas semanas, centenas de procedimentos foram cancelados. A média diária de cirurgias realizadas no HC caiu de 35 a 40 para nove. Desde o dia 19 de outubro, quando o hospital passou a atender apenas casos de urgência e emergência, cerca de 260 cirurgias eletivas deixaram de ser feitas.
Leia a reportagem completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo, ou pela Gazeta do Povo Digital, conteúdo exclusivo para assinantes.



