• Carregando...

A pressa dos padrinhos de Silas Rondeau em removê-lo do Ministério de Minas e Energia não se deveu apenas à acusação de que o ex-ministro teria recebido propina da empreiteira Gautama. O maior temor dos peemedebistas é que o avanço das investigações da Polícia Federal revele o importante papel que o "técnico" Rondeau cumpriu na arrecadação de recursos para candidatos do partido nas eleições de 2006. No rol de documentos da Operação Navalha, a PF tem um pedido de Rondeau para que Zuleido Veras, dono da empresa, entregue recursos a uma lista de candidatos peemedebistas por intermédio do ex-líder da bancada na Câmara Wilson Santiago (PB).

***

Trilha – A PF investiga a informação de que Zuleido Veras teria ido ao Planalto outras vezes além da relatada pelo governador e ex-ministro Jaques Wagner (PT-BA). Haveria ainda registros de entradas do lobista do setor elétrico Sérgio Sá no palácio. Pró-ativo – Senadores próximos a Renan Calheiros (PMDB-AL) afirmam que a participação do presidente da Transpetro, Sérgio Machado, na campanha de Alagoas em 2006 foi ainda mais intensa que a do lobista Cláudio Gontijo, da Mendes Júnior. Marcados – O veto a que dois executivos da Eletronorte ligados a José Sarney (PMDB-AP) assumissem o lugar de Silas Rondeau atende por um nome: Engevix Engenharia. A empreiteira, há anos dominante nas obras do setor elétrico, está ligada à segunda fase da Operação Navalha. Sem controle – O TCU não dispõe de nenhum mecanismo de averiguação de conduta de seus membros. O corregedor do órgão é o ministro Guilherme Palmeira, parente de Fátima Palmeira, diretora da Gautama, e citado em várias conversas de integrantes da quadrilha flagrada pela PF. Sem mimos – Pedido do líder do PR na Câmara, Luciano Castro (RR), ao ministro das Relações Institucionais, em tempo de paranóia no Congresso: "Walfrido, você me mandou aquela lata de goiabada, mas por favor não me mande mais nada!".

De leve 1 – A "flexibilização da CLT" em estudo no governo – e já mencionada por Lula – prevê a criação de regimes especiais para categorias específicas, nos moldes da legislação aprovada para empregados domésticos. De leve 2 – De acordo com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, a lista das atividades que serão alvo do projeto ainda não está definida. "Vamos apenas ajustar a relação entre capital e trabalho", afirma. Tubo de ensaio – Circula no Palácio do Planalto idéia para ser usada caso Marta Suplicy consiga se preservar para vôo mais alto em 2010: fazer do ministro da Educação, Fernando Haddad, o candidato do PT à prefeitura de São Paulo no ano que vem. Inflamado – Escalado para tentar apagar o incêndio entre o governo Serra e os alunos que invadiram a reitoria da USP, o secretário estadual da Justiça, Luiz Antônio Guimarães Marrey, foi dirigente estudantil na faculdade de direito da mesma universidade no fim da década de 70. Ali, os adversários de direita o chamavam de "pulga vermelha". Termômetro – Em pesquisa telefônica realizada para o governo paulista, 64% dos entrevistados na capital se manifestaram contrários à invasão da reitoria, e 22%, a favor. O restante não opinou. Memória – Por iniciativa do senador José Sarney e de amigos, será celebrada amanhã em Brasília missa em memória de Octavio Frias de Oliveira, publisher da Folha, morto no dia 29 de abril passado. A cerimônia acontecerá às 17 h na Igreja São Pedro de Alcântara, localizada no Lago Sul.

TIROTEIO

* Do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) sobre o governador da Bahia, que atribuiu a uma "cervejinha" o fato de ter "esquecido" que a lancha na qual passeou com a ministra Dilma Rousseff no final de 2006 pertencia a Zuleido Veras, dono da empreiteira Gautama.

– A frase de Jaques Wagner se ajusta de forma perfeita a este momento estapafúrdio que estamos vivendo na política nacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]