• Carregando...

O hospital Ana Costa, de Santos (SP), confirmou nesta segunda-feira (15) o primeiro caso de infecção pelo vírus da zika na Baixada Santista, após análise do laboratório de virologia do Instituto de Medicina Tropical (IMT), da Faculdade de Medicina da USP.

Segundo o hospital, a paciente tem 34 anos e mora em São Vicente (a 65 quilômetros de São Paulo). Em janeiro, durante a gravidez, ela apresentou sintomas da infecção pelo zika e sofrei um aborto espontâneo quando completava oito semanas de gestação.

Após fazer exames sorológicos que deram resultados negativos para a dengue, o hospital enviou amostras de sangue da paciente ao Instituto Adolfo Lutz, laboratório ligado ao governo estadual. Na última quinta (11), amostras de soro e de urina preservadas em criogênio foram encaminhadas ao instituto da USP. Ambas as análises, de acordo com o hospital, confirmaram a presença do vírus da zika.

A Secretaria Estadual de Saúde, no entanto, confirmou até o momento apenas 11 casos de zika -nenhum deles na Baixada Santista.

Desde novembro, 140 casos de microcefalia foram notificados ao governo do Estado. Em 24 deles, há a possibilidade de estarem relacionados ao vírus. Outros 87 estão em investigação, e 29 foram descartados.

O hospital ainda diz que investiga outros nove casos suspeitos de zika desde dezembro, todos notificados às autoridades, de moradores de Santos, Guarujá, Cubatão, Praia Grande, São Vicente, Itanhaém e Bertioga, que dizem não ter viajado recentemente. Dentre eles, há seis casos em que há suspeita de microcefalia, de acordo com o hospital.

O Ministério da Saúde não divulga dados de quantas pessoas contraíram o vírus da zika no Brasil, mas reconhece a circulação autóctone em 22 estados - inclusive em São Paulo. Em boletim divulgado na última sexta (12), a pasta aponta 3.852 casos de microcefalia em investigação no país, e 462 já confirmados. Quarenta e um têm relação com o vírus, em Pernambuco (33), Rio Grande do Norte (4), Paraíba (2), Ceará (1) e Pará (1).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]