Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Hospital São Vicente da CIC deixa de receber pacientes

Instituição diz que fechou por causa de atrasos da prefeitura nos repasses do SUS. Prefeitura nega atrasos

Portões fechados neste sábado (29) | Bruna Komarchesqui
Portões fechados neste sábado (29) (Foto: Bruna Komarchesqui)
Portões fechados neste sábado (29) |

1 de 1

Portões fechados neste sábado (29)

Depois de anunciar o fechamento na noite da sexta-feira (28), a filial da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) do Hospital São Vicente amanheceu sem pacientes e funcionários neste sábado (29). A unidade, que tem 45 leitos, atendia exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a entidade, a prefeitura não teria repassado os recursos do SUS referentes a junho, julho, agosto, setembro e outubro. A assessoria de imprensa da Prefeitura, porém, afirmou que o único repasse ainda em processamento é o de outubro, os demais já teriam sido feitos.

Na noite da sexta, alguns pacientes ainda estavam internados no local. Segundo um funcionário da instituição, às 6 horas deste sábado, quando ele chegou para trabalhar, o hospital já estava vazio. Somente uma pessoa procurou a unidade na parte da manhã, para um procedimento pós-cirúrgico agendado. O paciente foi encaminhado para atendimento em outra unidade.

A instituição havia informado a seus funcionários no último dia 19, em aviso prévio, que iria fechar as portas a partir do dia 30 de novembro. Neste dia, a entidade apontou que a única chance de reverter a decisão de fechar a filial na CIC era a prefeitura repassar os valores em atraso. O local realizava, em média, 200 internamentos por mês de pacientes de baixa e média complexidade.

O hospital não informou quantos funcionários foram demitidos, nem o que será feito com a estrutura na CIC. Está marcada para a segunda-feira (1º) uma entrevista coletiva na qual a entidade promete divulgar todos os detalhes da situação. Em nota, a instituição disse que vai "reunir a imprensa para relatar todos os detalhes da dívida que culminou com o fechamento da unidade do São Vicente, localizada em uma das regiões mais carentes de Curitiba."

Em nota, enviada à Gazeta do Povo na manhã deste sábado, a assessoria de imprensa da prefeitura afirma ter tomado conhecimento do fechamento da filial CIC na sexta-feira. De acordo com o município, desde janeiro, o São Vidente CIC recebeu um repasse total de R$ 2,1 milhões. "Até a última quinta-feira (27), a Secretaria trabalhava com a sinalização de que a unidade continuaria operando, uma vez que o acordo a respeito dos repasses de serviços sujeitos a auditorias já vinha sendo cumprido ao longo do mês de novembro. Somente nesta sexta-feira (28) foram transferidos R$ 211 mil."

Conforme a nota, a secretaria municipal de saúde se reuniu diversas vezes com a direção do hospital, na tentativa de encontrar uma solução para o problema. "Durante as últimas duas semanas, no entanto, a Secretaria já vinha para redistribuindo os encaminhamentos feitos ao local para outras instituições de Curitiba e região metropolitana de modo a não prejudicar o atendimento à população", afirma a prefeitura.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.