• Carregando...

Foz do Iguaçu – Os turistas que preferem ficar longe da folia do carnaval são o alvo dos hotéis de Foz do Iguaçu para este feriado prolongado. Por causa da crise aérea, a rede hoteleira da cidade está oferecendo pacotes especiais para quem optar por viajar de carro. As promoções incluem até o pagamento do pedágio rodoviário.

Mesmo com as acentuadas quedas nos números de visitantes no Parque Nacional do Iguaçu – principal medidor do turismo na fronteira – nos últimos meses, estima-se que a ocupação dos hotéis chegue a 75%, com a venda de 22 mil diárias, ou cerca de 12% mais do que no mesmo período do ano passado. Os estabelecimentos devem receber perto de 7,5 mil hóspedes.

Como no período de festas do fim de ano, empresários do setor estão investindo no turismo doméstico. Tipicamente brasileiro, o feriado de carnaval é considerado um dos períodos de maior movimento, ainda mais quando se leva em consideração o início da baixa temporada. "Em maio e junho, por exemplo, a ocupação não chega a 50%", observa o gerente de vendas do Bourbon Cataratas, José Perie.

Uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SindHotéis) de Foz do Iguaçu indica que a procura está equilibrada entre as várias categorias. Os estabelecimentos de cinco e quatro estrelas contabilizam 80% dos apartamentos reservados. Em seguida, estão os de três estrelas, com 60%. "Todos vão ganhar", analisa o presidente do SindHotéis, Luiz Rolim de Moura.

O levantamento realizado com 28 hotéis mostra que os brasileiros estão procurando gastar menos. Enquanto nos hotéis de luxo a lista de reservas é dividida na mesma proporção entre turistas nacionais e estrangeiros (europeus e norte-americanos), os de três e duas estrelas devem ser ocupados por visitantes de cidades próximas e estados vizinhos. Como destaca Rolim, "a tendência, por enquanto, é de crescimento do turismo regional". Tendo em vista a indefinição no setor aéreo, os estabelecimentos que comumente recebem turistas acostumados a viajar de avião apostam agora na fórmula que deu certo no fim de ano. Com descontos em diárias e a garantia de abatimento do valor do pedágio, visitantes de Londrina, Maringá e Curitiba já são maioria.

Além das vantagens, outros terão no próprio carnaval o atrativo para aqueles que mesmo longe dos centros festivos (Rio de Janeiro e Nordeste) não dispensam a folia de Momo. Os salões dos hotéis estão sendo preparados para algumas noites e tardes de baile e atividades ligadas a uma das datas mais esperadas do calendário nacional.

Para atender ao fluxo de 19 mil visitantes esperados no Parque Nacional do Iguaçu, de sábado a terça-feira, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Concessionária Cataratas do Iguaçu S.A., responsável pela operacionalização do atendimento aos turistas, estão preparando um sistema de atendimento especial.

Todo o quadro de funcionários será escalado para trabalhar no feriado e mais três ônibus especiais farão o transporte dos visitantes no interior da reserva. Grupos que chegarem de ônibus e vans estarão liberados para ingressar na unidade com os próprios veículos, no domingo, dia de maior movimento, quando 8 mil pessoas devem visitar as cataratas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]