
SÃO PAULO - Um mês após o acidente com o Airbus da Air France que fazia o voo 447, uma força-tarefa composta por técnicos do Instituto de Medicina-Legal (IML) de Pernambuco e da Polícia Federal informou ontem que mais 21 corpos, dos 51 retirados do Oceano Atlântico foram identificados. Com isso, aumenta para 35 o número de vítimas reconhecidas. O avião caiu no oceano no dia 31 de maio, com 228 pessoas a bordo.
Segundo nota da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, os peritos, com o apoio de odontolegistas da Paraíba e auxiliares de legistas do Ceará, afirmam que entre os identificados estão 4 brasileiros e 17 estrangeiros. Dos brasileiros, são dois homens e duas mulheres e dos estrangeiros, são seis do sexo masculino e 11 do feminino. Eles não tiveram os nomes revelados conforme pedido das famílias, segundo a nota.
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informou que as identificações foram feitas por meio da análise de impressões digitais, da arcada dentária e também por meio de exames de DNA.
As famílias brasileiras já foram informadas, bem como as embaixadas dos respectivos estrangeiros identificados.
Indenização
O Tribunal de Justiça (TJ) do Rio concedeu às famílias do procurador federal Carlos Eduardo Lopes de Mello e da médica Bianca Machado Cotta a antecipação da indenização pela morte do casal no voo. O casal partia em lua de mel para Paris, destino do Airbus. As informações são do escritório de advocacia das famílias.
De acordo com o escritório do advogado João Tancredo, que também obteve a tutela antecipada de indenização para a família do engenheiro Walter Nascimento Carrilho Junior, de 42 anos, o critério usado para obter antecipadamente a reparação financeira foi o mesmo. Os pais das vítimas recém-casadas receberão o equivalente à pensão e para o tratamento médico psicológico, de acordo com o escritório. O valor ainda não foi informado.
No último dia 17, o TJ divulgou a decisão do juiz Magno Alves de Assunção, da 28ª Vara Cível do Rio, que acatou parcialmente o pedido de antecipação da indenização feito pela viúva de Carrilho em seu nome e de três filhos menores de idade. A Air France deveria depositar 30 salários mínimos R$ 13.950 até ontem. O escritório de Tancredo, por volta das 14 hoje de ontem, ainda não sabia informar se a companhia efetuou o pagamento.
Caso a companhia aérea descumpra a decisão, válida até o julgamento final da ação, está sujeita à multa diária de R$ 1 mil. A empresa já foi intimada e não apresentou recurso, de acordo com o Tribunal de Justiça.
Lua de mel
A médica e o procurador se casaram no sábado anterior à noite do desastre, com uma grande festa no Iate Clube de Icaraí, em Niterói. Eles namoraram por três anos.
Carlos Eduardo atuava na Procuradoria Federal Especializada junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Segundo a Advocacia Geral da União, o rapaz prestou concurso para a função em 1997 e já havia atuado como procurador federal e subprocurador chefe da Procuradoria junto ao CVM.



