• Carregando...

A Arquidiocese de Curitiba lançou na sexta-feira (14), na Cúria Metropolitana, a Cartilha das Eleições 2006, com o intuito de promover o voto consciente. A cartilha, baseada em documento da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem 16 páginas e traz conceitos sobre política, critérios para escolha de candidatos, informações sobre a formação de comitês, propõe temas a serem discutidos e explica as funções e responsabilidades de cada cargo eletivo. (Clique aqui e leia os principais pontos da cartilha)

Um dos principais pontos destacados na cartilha para a escolha dos candidatos é a coerência entre os princípios religiosos, sua conduta política e pessoal e as propostas apresentadas durante a campanha. A Igreja orienta os eleitores a observar, entre outras coisas, se os candidatos são a favor de temas contrários à conduta católica, como legalização do aborto, divórcio e casamento entre homossexuais.

A Arquidiocese de Curitiba quer ouvir e discutir as propostas e está iniciando os contatos com os candidatos a governador para a realização de um debate. Segundo o arcebispo metropolitano, Dom Moacyr José Vitti, os padres serão orientados a falar sobre o voto consciente durante as missas.

Leia a matéria completa no site da versão impressa do jornal Gazeta do Povo (exclusivo para assinantes)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]