• Carregando...
 | Prefeitura do Rio de Janeiro/ Divulgação
| Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro/ Divulgação

Em poucos segundos veio abaixo na manhã de ontem o primeiro trecho do Elevado da Perimetral a ser removido no plano de revitalização da Zona Portuária do Rio. Na implosão de 1.050 dos 4.790 metros da via foram utilizados 1 200 quilos de dinamite. A retirada do trecho vai permitir o avanço das obras da Via Expressa, que substituirá a Perimetral ligando o Aterro do Flamengo à Ponte Rio-Niterói e à Avenida Brasil, um dos principais canais de acesso entre os subúrbios cariocas, o centro e a zona sul.

"A Perimetral certamente representa o maior símbolo da degradação e abandono (do centro e da zona portuária)", disse o prefeito Eduardo Paes após a implosão, que ocorreu pontualmente às 7h. Os explosivos foram acionados em cadeia para detonar apenas os pilares de sustentação do elevado. A estrutura de 5.104 toneladas caiu sobre 2.512 conjuntos de pneus com areia e 2.240 estacas em tambores, usados para amortecer a queda. Em poucos segundos a Perimetral foi substituída por uma nuvem de poeira.

Os demais trechos do elevado serão implodidos ou desmontados, o que dependerá do material, da distância dos imóveis em cada área e do impacto no trânsito do entorno.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]