• Carregando...

A proibição pura e simples não adianta, mas uma conversa séria com a imposição de alguns limites é fundamental para que os pais garantam a segurança dos filhos quando eles navegam na internet. Quem garante é o psicólogo Rodrigo Nejm, diretor de prevenção da SaferNet, uma associação sem fins lucrativos dedicada à navegação segura.

Rodrigo vem coordenando uma pesquisa dentro da SaferNet para mensurar as preocupações e as providências tomadas por pais e pelas próprias crianças e jovens em relação à pedofilia na rede. O resultado do estudo ainda não está pronto, mas o psicólogo aponta algumas medidas que devem ser adotadas pelos pais. "Primeiro: criança menor de 13 anos tem que usar o computador em uma área comum da casa, em uma sala, em um escritório, onde os adultos possam monitorar a atividade", explica.

Adolescência

A partir dos 13 anos, segundo Nejm, a navegação pode ser feita no quarto do adolescente, desde que sejam respeitados alguns limites. De acordo com o psicólogo, é importante mostrar que a rede não é uma área anônima, uma terra de ninguém. "É preciso explicar para o jovem que a imagem que ele repassa na internet é uma imagem que pode ser difundida para o mundo todo", adverte.

Algumas ferramentas de navegação são especialmente perigosas, segundo o diretor de prevenção. Para o especialista, a web cam é um instrumento que traz muitos riscos. "A pessoa pode usar uma foto da criança, uma imagem normal, do rosto e editá-la no computador, colocando-a em um contexto erótico e repassando esse material", alerta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]