• Carregando...

A Receita Federal, por meio de laudos de laboratório, comprovou uma fraude na importação de farinha de trigo que vem da Argentina para o Brasil. Os importadores argentinos trazem trigo como sendo uma pré-mistura para pães, para pagar menos impostos.

Os fiscais da Receita estão retirando amostras do produto de cada caminhão que vem da Argentina, para verificar se há ou não fraude.

Segundo a reportagem do Paraná TV, as vendas argentinas de pré-mistura para o Brasil dobraram desde 2002, quando o governo baixou o imposto. Vendendo dessa maneira, os produtores argentinos pagam apenas 5%. Para a farinha pura, o imposto é de 20%.

Há dez dias, a Receita Federal passou a exigir exames de laboratório das cargas da pré-mistura, que é uma mescla de farinha de trigo, sal e outros ingredientes, própria para fabricar pão francês.

A Receita Federal já recebeu o resultado dos primeiros exames de laboratório e os laudos comprovaram que, em pelo menos cinco carregamentos, o produto que estava dentro das embalagens não era a mistura para pães, mas sim farinha de trigo e confirmou que os importadores tentaram enganar os fiscais.

Quem vai pagar pela fraude são os importadores. As multas e os impostos representam mais da metade do valor da mercadoria. Os consumidores também devem sentir no bolso, pois a fraude pode provocar um aumento no preço dos derivados do trigo, principalmente do tradicional pãozinho.

Veja como estão os depósitos da Receita Federal, na reportagem do ParanáTV

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]