• Carregando...
Rescaldo: nuvem tóxica se dissipou na tarde de ontem | Albari Rosa /Gazeta do Povo
Rescaldo: nuvem tóxica se dissipou na tarde de ontem| Foto: Albari Rosa /Gazeta do Povo

Foi controlada na manhã de ontem a nuvem de gases tóxicos que tomou conta de São Francisco do Sul (litoral de Santa Catarina) e forçou uma fuga em massa da cidade.

No final da manhã, já não havia fumaça. Apenas o "rescaldo" da combustão, ocorrida num depósito de fertilizantes próximo ao porto, estava sendo combatido pelos bombeiros.

A nuvem, que contém componentes tóxicos e provoca irritação na pele e vias respiratórias, forçou a evacuação de vários bairros em São Francisco e chegou até ao litoral de São Paulo e Paraná, porém sem força para representar perigo aos moradores.

Mesmo com o controle do incêndio, a orientação da prefeitura é que os moradores ainda não voltem às suas casas. A Defesa Civil e a Polícia Militar Ambiental avaliam se ainda há risco à população.

Cerca de 250 pessoas continuavam em abrigos ontem. Outras milhares saíram da cidade, com medo de intoxicação, e foram a municípios vizinhos. A estimativa da prefeitura é que cerca de 20% dos 46 mil habitantes deixaram a cidade – ou seja, 9 mil pessoas.

Um "manual pós-desastre", está sendo preparado pelo município.

O Ministério da Agricul­tura informou que a Global Logística está registrada como armazenadora de produtos fertilizantes e está com a situação regular junto ao órgão. "É preciso esclarecer que fábricas que manipulam esse tipo de material passam para uma fiscalização periódica para verificar se todas as regras estão sendo cumpridas", afirmou o superintendente federal de Agricultura de Santa Catarina, Luiz Gustavo Balena.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]