• Carregando...

Em 1995, para incentivar ações de cidadania na população, o governo do Paraná criou a Coordenadoria dos Direitos da Cidadania (Codic). O órgão, hoje composto por quatro servidores e alguns estagiários, promove cursos, palestas e conferências, além de participar de conselhos de políticas públicas. Passados 14 anos da criação, no entanto, 89% dos entrevistados pelo Instituto Paraná Pesquisas disseram não conhecer a Codic.

A chefe da coordenadoria, Tamara Enke, diz não acreditar muito nos números. Ela aponta que cada vez mais recebe telefonemas e visitas ao site e que a população está mais consciente. "Uma parte da população acredita que ser cidadão só tem relação com direito eleitoral e não tem noção que todo o resto é cidadania. Já melhorou, mas até pouco tempo atrás se percebia a falta de conhecimento do que é cidadania."

As principais dúvidas que chegam à Codic são sobre justiça gratuita, maus-tratos contra idosos e orientações sobre documentos. Tamara afirma que algumas solicitações são de pessoas que querem tudo "de mão beijada". Já outros pedem orientação de como agir. "Quando leva à população os direitos que ela possui, quando ela percebe que direitos foram violados, ela nos procura para mais informações", afirma Tamara. (BMW)

Serviço:

O contato com a Codic pode ser feito pelo telefone: (41) 3221-7249 (ramais 7250, 7251 e 7252), pelo site www.codic.pr.gov.br ou pelo e-mail codic@seju.pr.gov.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]