Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Preservação

Insegurança ronda obras de Niemeyer

Má conservação, negligência e falta de equipamentos para prevenção contra incêndios são uma parte do descaso para com boa parte das obras feitas pelo arquiteto

No Congresso Nacional, uma saída de emergência está trancada com grades e cadeado, no corredor que liga o Senado à Câmara | Jorge William / Agência O Globo
No Congresso Nacional, uma saída de emergência está trancada com grades e cadeado, no corredor que liga o Senado à Câmara (Foto: Jorge William / Agência O Globo)

O arquiteto Oscar Niemeyer teria um desgosto profundo se visse o que sobrou do auditório Simón Bolívar após o incêndio no Memorial da América Latina, no dia 29 de novembro. Esse projeto, desenvolvido com o amigo e educador Darcy Ribeiro, era o seu maior xodó. Mas ficaria ainda mais apreensivo se soubesse que muitas de suas obras pelo país sequer têm o certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros e carecem de manutenção e equipamentos adequados de prevenção contra incêndios.

Um levantamento em seis cidades revelou falhas na segurança de prédios e falta de cuidados. Construídos por Niemeyer na década de 40, a Igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile e o Museu de Arte, obras do conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, sofrem com o descaso. Além da ausência de alvará de funcionamento, a má conservação dos imóveis e a negligência com itens básicos de segurança expõem o conjunto a risco.

Em São Paulo, uma das obras mais famosas de Niemeyer, a Oca, no Parque do Ibirapuera, completou 60 anos em agosto. Apesar de ser um ícone, o espaço é subutilizado por não atender a exigências básicas de segurança. Conta com apenas uma rota de fuga em caso de incêndio. Para funcionar como museu, projeto da prefeitura, é indispensável que tenha ao menos outra saída. Apesar dos seus 10 mil metros quadrados, o espaço só está autorizado a receber pequenos eventos, em geral, exposições para 700 pessoas, no máximo.

No Rio, nenhum dos dez prédios pesquisados tinha o certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Inaugurado em 2007 e fechado por quatro anos, o Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, foi reaberto, mas ainda espera a certificação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.