Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Base Oficial

Instituto divulga nova base cartográfica do Paraná

O material atualizado corrige imprecisões geográficas presentes no documento anterior

 | Divulgação / Instituto de Terras, Cartografia e Geociências
(Foto: Divulgação / Instituto de Terras, Cartografia e Geociências)

O Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) do Paraná divulgou nesta terça-feira (1) a nova base cartográfica político-administrativa do estado. O produto, que tem uma escala mais detalhada em relação à base anterior, representa as divisas municipais ajustadas à base digital oficial.

Além disso, o material corrige imprecisões cartográficas e implementa revisões realizadas por demanda dos municípios.

O documento passa a ser a base oficial para as instituições públicas estaduais na gestão do território. Além disso, a área dos municípios calculada sobre essa base também é um dos parâmetros para o repasse de recursos do governo estadual aos municípios.

A nova base cartográfica está publicada no site do ITCG.

Gestão de divisas

De acordo com o governo do estado, um sistema de gestão de divisas municipais está sendo elaborado e deve tornar o processo de revisão da base cartográfica mais efetivo.

A ferramenta vai classificar aproximadamente 3,5 mil trechos de divisa, possibilitando identificar se o limite ocorre com uma rodovia ou curso d’água, a legislação que define o trecho e se ainda existem dúvidas de demarcação. Além disso, vai apresentar informar se os nomes geográficos são certificados pelo Projeto Nomes Geográficos do Paraná

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.