• Carregando...
A histórica Casa Gomm fica dentro do bosque tombado | Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo
A histórica Casa Gomm fica dentro do bosque tombado| Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

O Conselho Estadual de Patrimônio Histórico e Artís­­tico (Cepha) do Paraná afirmou que o Grupo Soifer, responsável pela construção do shopping Pátio Batel, não tem autorização para realizar a conexão entre as Ruas Hermes Fonseca e Bruno Filgueira, em Curitiba. A intervenção derrubaria árvores do bosque da Casa Gomm, patrimônio tombado pelo governo estadual.

"Fomos tomados de surpresa com a notícia da remoção das árvores. Mas o secretário [de Cultura] Paulino Viapiana já encaminhou um ofício ao prefeito Gustavo Fruet alertando para o fato que a área é tombada e de que qualquer alteração de projeto tem de ser analisada pelo Cepha", afirmou Rosina Parchen, chefe da Coordenação do Patrimônio Cultural. De acordo com ela, há um projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), de 2003, que fazia parte das negociações com o shopping para melhoria urbana do entorno do bosque. Esse documento, porém, não permitia a abertura de uma rua para fluxo constante de carros. "A ideia era criar uma praça, cercada por gradil. Haveria uma rua de emergência, para trânsito de emergência, com apenas cinco metros de largura e piso de concregrama". O posicionamento do Cepha ocorreu um dia depois de a Gazeta do Povo mostrar que um acordo entre a prefeitura de Curitiba e o Grupo Soifer permitiria o corte de árvores do bosque. "Bosque tombado, é área tombada. Não e possível cortar árvores", resume Rosina.

Reação

Ontem, moradores do Residencial Batel protocolaram na Secretaria Municipal do Meio Ambiente pedido de análise do projeto inicial do shopping e explicações sobre o corte de árvores do bosque da Casa Gomm. A prefeitura confirmou o recebimento do documento e disse que o analisará, mas não especificou um prazo para resposta.

O grupo Soifer pretende realizar duas obras viárias que devem mudar o tráfego e a paisagem da região do Batel. Além da ligação das ruas Hermes Fontes e Bruno Filgueira, está previsto o prolongamento do binário da Avenida Vicente Machado com a Alameda Doutor Carlos de Carvalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]