Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná

Investigadores reivindicam novos presídios para tirar detentos das delegacias

Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil (Sipol) promove ato em três delegacias e diz que melhoria na segurança pública está relacionada à construção de novos presídios

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado do Paraná (Sipol) promove, nesta sexta-feira (17), uma manifestação contra a superlotação das delegacias em frente a três distritos policiais. Um grupo de 12 pessoas percorre as carceragens de Pinhais, Campina Grande do Sul e Alto Maracanã, na Região Metropolitana de Curitiba. Com o lema "preso na delegacia não é Paraná Seguro", os manifestantes entregam panfletos à população pedindo uma solução para a quantidade excessiva de detentos nas delegacias.

O presidente do Sipol, Roberto Ramíres, diz que a maioria das delegacias da capital paranaense passam por situações críticas, mas as três escolhidas por eles deveriam ser interditadas imediatamente. "O que precisamos é que o estado construa novos presídios, isso é muito mais importante que o Paraná Seguro. A retirada dos presos da delegacia é que vai trazer mais segurança, porque vai colocar mais investigadores na rua", disse.

A manifestação começou às 11 horas e deve seguir até o meio da tarde. A caravana dos manifestantes começou por Pinhais, onde ocorreu uma rebelião na última semana que terminou com a fuga de 15 presos. Três policiais foram baleados, além de um detento. A negociação durou mais de cinco horas e presos de menor periculosidade foram usados como reféns pelos presos na tentativa de empregar uma fuga maior.

Em Colombo, nesta quinta-feira (16), uma tentativa de fuga terminou com três detentos feridos. A confusão aconteceu durante a madrugada, quando um detento conseguiu pegar a arma de um policial. Outro agente que estava de plantão conseguiu ajudar o colega e impedir a fuga.

Outro lado

A Polícia Civil informou, via assessoria de imprensa, que as reivindicações desses investigadores de polícia são justas e que tanto a Secretaria de Segurança Pública (Sesp-PR) quanto a Secretaria da Justiça (Seju) estão trabalhando para solucionar o problema das delegacias. O departamento informou, no entanto, que o Sipol não tem legitimidade para representar os investigadores da Polícia Civil, que são representados pelo Sindicato das Classes Policiais Civis do Paraná (Sinclapol).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.