• Carregando...

A Hidroelétrica Binacional de Itaipu está direcionando 35% de toda a energia que produz para a região Sul do Brasil, de acordo com reportagem do Paraná TV desta quinta-feira (17). Em situações normais, seriam repassados 25%.

O aumento acontece para compensar a queda na produção das hidroelétricas que abastecem a região. A falta de chuva baixou o nível dos rios e reservatórios de todo o Sul. As usinas da Copel, que normalmente trabalham com 80% da capacidade total, a operam com 16%.

Para atender esta demanda, a Itaipu aumentou também a geração de energia em 10%. Com isso, o consumo de água aumenta na represa, resultando numa variação no nível do reservatório, que pode chegar a um metro. No Rio Paraná, onde a usina está instalada, não faltou chuva.

A energia que sai de Itaipu passa por uma subestação de Furnas, em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, e vai por uma rede para o sistema integrado nacional. A partir daí, é distribuída para várias regiões do país, principalmente o Sudeste.Confira a reportagem em vídeo do Paraná TV

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]