Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Melhoramento genético

Jardim Botânico recebe flores mais resistentes às variações climáticas de Curitiba

 | Divulgação/Gabriel Rosa/PMC
(Foto: Divulgação/Gabriel Rosa/PMC)

O Jardim Botânico, um dos principais pontos turísticos de Curitiba, localizado no bairro de mesmo nome, está com “novas moradoras” em seus canteiros. Trata-se de 3 mil mudas de Sun Patiens (Impatiens hybrida), variedade de flor que passou por melhoramento genético. Plantadas em outubro de 2015, acabaram de florescer nas cores lilás, vermelho e magenta.

Confira imagens dos canteiros floridos do Jardim Botânico.

Desenvolvida no Japão após mais de uma década de pesquisa, a planta possui tolerância maior às mudanças do clima, em especial ao calor e à chuva. Prova de que não é só o curitibano que precisa se adaptar ao clima inconstante da capital.

Por ter um plantio fácil, florescer durante o ano todo e possuir uma variação de mais de 25 cores, a Sun Patiens enfeita jardins de todas as regiões desde que chegou ao Brasil, em 2011.

Outras atrações

Inaugurado em 1991, o Jardim Botânico é visitado por aproximadamente um milhão de pessoas por ano. O local conta com diversas espécies em sua estufa de vidro de 458 metros quadrados, cartão-postal da cidade, e jardim, que contempla um bosque de preservação permanente de araucárias e um herbário. Há também o Jardim das Sensações, que convida os visitantes a, de olhos vendados, aguçar ao máximo os sentidos do olfato e do tato.

Colaborou: Mariana Balan.

Canteiros do Jardim Botânico receberam 3 mil mudas de Sun Patiens | Divulgação/Gabriel Rosa/PMC

1 de 4

Canteiros do Jardim Botânico receberam 3 mil mudas de Sun Patiens

A planta é modificada geneticamente para apresentar maior resistência às mudanças climáticas | Divulgação/Gabriel Rosa/PMC

2 de 4

A planta é modificada geneticamente para apresentar maior resistência às mudanças climáticas

A Sun Patiens foi desenvolvida no Japão após dez anos de pesquisa | Divulgação/Gabriel Rosa/PMC

3 de 4

A Sun Patiens foi desenvolvida no Japão após dez anos de pesquisa

A planta pode ser encontrada em mais de 25 cores. No Jardim Botânico, elas floresceram em lilás, magenta e vermelho | Divulgação/Gabriel Rosa/PMC

4 de 4

A planta pode ser encontrada em mais de 25 cores. No Jardim Botânico, elas floresceram em lilás, magenta e vermelho

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.