Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Poder Judiciário

Jocelito Canto perde recurso na Justiça e pode ficar sem mandato

Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas (Foto: Arquivo Gazeta do Povo)

O deputado estadual Jocelito Canto (PTB) perdeu mais uma batalha na guerra para manter o mandato. Na quinta-feira (18/10), a primeira turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o recurso contra a sentença que o havia condenado a perder os direitos políticos.

Por três votos a dois, os ministros decidiram não aceitar a argumentação da defesa. O parlamentar ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas diz estar tão desgostoso da vida e sem dinheiro que ainda não decidiu se vai fazer uma última tentativa para manter seus direitos políticos e o mandato de deputado. "Vou repensar o que vou fazer. Desse jeito não dá para continuar", disse. Caso ele perca o mandato, quem assume é o ex-prefeito de Umuarama Fernando Scanavaca (PDT), que é o primeiro suplente.

Jocelito foi condenado por improbidade administrativa. Quando ainda era prefeito de Ponta Grossa, em 1999, ele decidiu repassar R$ 100 mil à Santa Casa da cidade para ajudar na reforma de uma caldeira. Mas, antes disso, fez uma consulta através do programa de rádio que apresenta e levou o cheque em mãos. Foi acusado de fazer publicidade pessoal com dinheiro público.

E o dia de quinta-feira realmente não foi dos melhores para o deputado. Ele recebeu a notícia de que o Ministério Público Federal protocolou mais uma ação judicial referente ao tempo em que foi prefeito. O processo pede o ressarcimento do valor investido na implantação de uma maternidade em Ponta Grossa. Na argumentação da promotoria, a empresa que venceu a licitação não preenchia os requisitos para participar da concorrência, apresentou documentação falsa e não fez o que previa o contrato. "Como eu vou saber que o cara deu nota fria?", indagou Jocelito. O advogado disse que irá pedir o arquivamento da ação porque acredita que não conseguirá mais recolher provas para a defesa.

Leia a reportagem completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo, ou pela Gazeta do Povo Digital, contéudo exclusivo para assinantes.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.