i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Educação

Jogos e brinquedos podem ajudar na aprendizagem

  • PorMaria Gizele da Silva, da sucursal
  • 10/10/2008 21:01

Para a pedagoga e psicopedagoga Evelise Portilho, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, os jogos de maneira geral podem promover o desenvolvimento cognitivo da criança, desde que sejam bem usados sob o acompanhamento de um adulto, seja ele professor ou alguém da família. Para a especialista, não adianta apenas entregar o brinquedo para a criança sem que ela saiba explorá-lo. "Tem que ter uma intencionalidade", explica.

Evelise avalia que toda criança é curiosa e quer descobrir o mundo através dos brinquedos, mas eles devem ser bem escolhidos e usados para atingir seu objetivo. "Às vezes uma tampa de panela atrai mais a curiosidade da criança que um brinquedo. É preciso estar atento porque a criança já tem um conteúdo com base na experiência dela. O brinquedo pode estar em defasagem ou além de seus conhecimentos e por isso ela acaba não se interessando", analisa.

A mãe de Igor Sahr, Cicilian, que é pós-doutora de Geografia, diz que o filho sempre foi incentivado a contextualizar o brinquedo de Lego. Na 1ª série, por exemplo, ele fez uma maquete da sua sala de aula com os tijolinhos. Hoje, monta coisas complexas, como mapas e animais. O brinquedo, que nasceu numa fabriqueta na Dinamarca em 1930 e há 50 anos é vendido em escala comercial, é usado em creches e pré-escolas para estimular bebês e crianças.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.