• Carregando...

O estupro de uma jovem americana por três homens dentro de uma van de transporte coletivo no Rio de Janeiro ganhou destaque em jornais internacionais nesta segunda-feira. O crime aconteceu no último sábado e dois suspeitos já foram presos. A turista ficou em poder dos criminosos por cerca de seis horas. O namorado dela também foi mantido no veículo durante o crime. Os dois tinham embarcado na van em Copacabana e seguiam para a Lapa quando o motorista do veículo e um outro homem mandaram todos os passageiros descerem, exceto o casal.

A polícia afirmou que os bandidos usaram o cartão de crédito das vítimas em diversas lojas para comprar bebidas. Eles chegaram, inclusive, a ir até o apartamento onde o casal está hospedado para que a jovem pegasse outro cartão. O casal foi solto depois de 6 horas, em São Gonçalo.

Após a prisão dos suspeitos, quatro mulheres se apresentaram em delegacias do Rio e disseram que também foram vítimas dos dois homens. Uma delas afirmou que foi abusada sexualmente, enquanto as outras três relataram ter sido roubadas. O terceiro suspeito ainda é procurado.

The Guardian

O site do "The Guardian" relatou o caso de estupro e apontou que ele levanta novas questões sobre a segurança no Rio. Segundo a publicação, a cidade "reprimiu a violência das drogas" em preparação para sediar a Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olímpicos de 2016 e a Jornada Mundial da Juventude neste ano.

A reportagem também afirma que a jovem que sofreu o abuso e seu namorado estavam no Brasil havia cerca de dois meses para estudar Português, e que ambos deixaram o país após o crime.

Associated Press

A Associated Press também relatou o caso e afirmou que ele atraiu comparações com o estupro coletivo sofrido por uma jovem dentro de um ônibus em Nova Deli, na Índia, em dezembro do ano passado. Na ocasião, a jovem estava com uma amigo dentro do coletivo. Ela morreu em decorrência das agressões.

"No Brasil, mais de 5.300 casos de agressão sexual foram registrados entre janeiro e junho de 2012, de acordo com o Ministério da Saúde do país", acrescentou a publicação.

CNN

A CNN conta em sua publicação que o casal embarcou na van no bairro de Copacabana e depois os criminosos mandaram que os demais passageiros descessem do veículo. Os dois então foram mantidos na van por seis horas. Nesse período, a jovem foi abusada sexualmente repetidas vezes e o rapaz agredido.

O site da CNN afirma que o Rio tem feito esforços nos últimos anos para limpar a sua imagem como uma das cidades mais violentas da América Latina e destaca a ofensiva lançada em toda a cidade contra o tráfico de drogas e a ocupação das favelas.

BBC

A BBC contou em sua publicação como ocorreu o crime e acrescentou que o terceiro suspeito de envolvimento no abuso sexual foi contatado pelos outros dois por telefone. Ele então embarcou durante o trajeto. Ele ainda está sendo procurado pela polícia.

A reportagem afirmou ainda que "roubos são uma ocorrência comum em ônibus no Rio de Janeiro e outras grandes cidades brasileiras, mas a violência e audácia do ataque chocou a mídia local".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]