• Carregando...
 | Divulgação/
| Foto: Divulgação/

Os Jogos Olímpicos já acabaram e deixaram um gostinho de quero mais na população brasileira. O legado vai além das obras de infraestrutura erguidas na cidade do Rio de Janeiro, pois o espírito olímpico conseguiu chegar até as escolas.

Na Escola Municipal Bortolo Lovato, de Almirante Tamandaré, que tem como padrinho a empresa Prolik Advogados, o Ler e Pensar é amplamente difundido entre os professores e muito bem utilizado em sala de aula. No dia a dia da escola, os alunos levam a Gazeta do Povo para casa e podem desfrutar de um momento de leitura em família. Os pais têm participação ativa no trabalho de seus filhos, pois produzem um relato de como foi esse momento. Com a análise dos relatos enviados, os professores chegaram à conclusão de que, além de incentivar a leitura e a compreensão de mundo, o jornal aproxima as relações entre pais e filhos.

Nas turmas de 1.º ano especificamente, a professora Fernanda Caroline Muraro trabalhou a leitura de imagens e rodas de conversa sobre assuntos pré-determinados. Um desses assuntos foi a edição das Olimpíadas no Rio de Janeiro. “Nas últimas semanas, por exemplo, as reportagens sobre as Olimpíadas foram o centro das atividades com o jornal. Primeiramente houve uma roda de conversa em que os alunos foram questionados sobre o que sabiam/conheciam das olimpíadas. A seguir, mostrei imagens do símbolo dos jogos que apareciam nas edições do jornal”, relata a professora Fernanda sobre o início do trabalho.

O que vale é competir

Sobre o espírito olímpico, os alunos tiveram oportunidade de conhecer um pouco da história dos atletas brasileiros que participaram dos jogos, não apenas dos vencedores, mas também daqueles que não obtiveram medalhas. “O intuito era fazê-los compreender que a competição no esporte deve ser algo saudável e com foco no companheirismo.” Continua a professora. Além dessas atividades, as crianças observaram charges do cartunista Paixão, conheceram esportes que não conheciam e se aprofundaram em outros mais populares.

O que mais chamou a atenção da turma foram os mascotes, em decorrência disso, os estudantes assistiram ao vídeo de apresentação de Vinícius e Tom, mascotes das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Os alunos representaram, por meio de desenhos, seus mascotes e confeccionaram fantoches de palito com os quais puderam brincar de dramatizar situações. Ao final da atividade e para celebrar o esporte, a escola realizou uma competição esportiva entre as turmas do 1.º ano, aliando diversão e prática esportiva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]