• Carregando...

Um grupo de aproximadamente 50 pessoas, entre jornalistas e estudantes de Jornalismo, fazem um protesto desde a manhã desta quarta-feira (24), no Centro de Curitiba. A manifestação, coordenada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR), tem o objetivo de mostrar a indignação da categoria em relação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional a obrigatoriedade da formação superior específica em Jornalismo para o exercício da profissão.

A manifestação começou às 11h15 no cruzamento da Avenida Marechal Floriano Peixoto com a Avenida Marechal Deodoro, mas não chegou a prejudicar o trânsito. O grupo carregava uma bandeira, com a inscrição ‘Jornalista por Formação’ para exibir aos motoristas quando o sinal fechava. Houve ainda a distribuição de dois mil panfletos e 500 adesivos à população. Por volta das 12h30, os manifestantes caminharam até a Boca Maldita, onde encerraram as atividades por volta das 13 horas.

"Historicamente, como entidade representante dos jornalistas, defendemos a regulamentação da profissão; e a exigência de uma formação específica é um dos principais pilares dessa luta", diz Márcio Rodrigues, presidente do Sindijor-PR. "Somente por meio de uma formação específica é que teremos um profissional mais qualificado e um jornalismo de melhor qualidade", conclui.

Além de jornalistas e estudantes de diversas faculdades de Curitiba, segundo o Sindijor-PR participou do protesto o deputado estadual Tadeu Veneri (PT), além de representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato), dos Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná (Sindijus) e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), entre outros.

Manifestações semelhantes foram realizadas na terça-feira (23) nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Teresina, Caxias do Sul (RS) e Porto Alegre. Em São Paulo, o protesto ocorreu em frente a um hotel onde o ministro Gilmar Mendes realizava uma palestra para uma entidade de empresários. Em Brasília, a manifestação foi diante do STF.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]