• Carregando...
Eduardo*  encontrou na leitura, no trabalho e na medida socioeducativa um caminho para mudar o rumo da própria vida | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Eduardo*  encontrou na leitura, no trabalho e na medida socioeducativa um caminho para mudar o rumo da própria vida| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Alerta

Pesquisa feita por delegado já havia apontado alta reincidência

Delegado da Polícia Civil do Paraná, Vinicius Augustus de Carvalho realizou extensa pesquisa sobre o percurso de adolescentes autores de atos infracionais violentos. Os resultados obtidos apontam para altos índices de reincidência após a internação. O trabalho foi apresentado em 2012, no programa de mestrado em psicologia forense da Universidade Tuiuti.

Carvalho mapeou 1.381 processos de adolescentes apreendidos por roubo, homicídio, lesão corporal e crimes sexuais entre 2005 e 2008. Desses, 41% voltaram a cometer algum crime após completarem a maioridade penal e 13,8% morreram após cumprimento da medida socioeducativa. O levantamento mostrou que apenas 36% dos jovens não constavam no Sistema de Registro Policial, indicativo de que eles não voltaram a infringir a lei.

Perfil

Censes abrigam adolescentes com baixa escolaridade e renda

O perfil dos adolescentes atendidos pelo sistema de socioeducação no Paraná sugere que a desigualdade social é impulsionadora de muitos jovens para a marginalidade. Dos 986 jovens atendidos no Paraná, 62% têm renda familiar abaixo de dois salários mínimos e mais de 92% ou não ultrapassou o ensino fundamental ou teve de recorrer ao ensino para jovens e adultos – voltado aos que não concluíram o ensino básico na idade escolar.

Outro dado revelador é o da composição familiar: 43,2% dos adolescentes vêm de famílias monoparentais, ou seja, vivem ou com a mãe ou com o pai. Os roubos e o tráfico de drogas são os atos infracionais que mais encarceram. De acordo com a Seds, juntos, esses dois delitos respondem por mais de 80% das internações.

Estrutura

Em quatro anos, 36 vagas de semiliberdade foram criadas

Nos últimos quatro anos, o governo do Paraná priorizou o investimento na semiliberdade, porém, o esforço resultou na criação de apenas 36 vagas, com a construção de duas novas casas – uma em Umuarama e outra em Paranavaí. Ao todo, são sete dessas unidades no estado. Em contrapartida, o Paraná tem, hoje, 18 Centros de Socioeducação que acolhem 654 adolescentes em internação.

O sistema já foi bem mais precário: há 10 anos, jovens infratores de todo o estado eram recebidos pelo Cense São Francisco, localizado no complexo penitenciário de Piraquara. A superlotação e a disputa entre grupos rivais resultaram em uma rebelião que terminou com sete adolescentes mortos em 2004.

Vítimas

VítimasEm 2012, 36 homicídios tiveram a autoria imputada a um adolescente em Curitiba. Mas, naquele ano, em todo o Paraná, 164 menores de idade morreram vítimas de crimes violentos. Amanhã, a série sobre os adolescentes infratores continua com uma reportagem que mostra que um em cada dez homicídios de Curitiba é cometido por adolescente.

Sem programa

A ausência de um programa que retenha os adolescentes está por trás da alta evasão da semiliberdade. De acordo com dados do Ministério Público, em 2012, apenas 12 de 80 jovens cumpriram a medida até o final. Em julho deste ano, dez dos 15 abrigados fugiram. A semiliberdade prevê que o jovem estude e trabalhe durante o dia e retorne para o alojamento apenas para dormir.

Há três anos, o então adolescente Eduardo* desferiu 12 facadas em uma taxista no Paraná. Apesar da brutalidade do ato, tanto o jovem quanto a vítima podem dizer que tiveram sorte. O primeiro foi ressocializado e hoje trabalha em uma empresa pública. A taxista escapou sem sequelas. Esse desfecho, porém, não é a regra. A Gazeta do Povo teve acesso ao desdobramento das medidas socioeducativas aplicadas a 25 adolescentes que cometeram homicídios em Curitiba desde o ano passado. Em dez casos, o jovem voltou a cometer um delito. Outros dois morreram menos de dois anos após cumprirem medida de internação.

INFOGRÁFICO: Levantamento aponta que número de jovens infratores reincidentes é alto

Os dados foram obtidos por meio do cruzamento de informações da Vara de Adolescentes em Conflito com a Lei e da Delegacia do Adolescente Infrator com registros do Sistema de Registro Policial. Trata-se apenas de uma amostra justamente devido à ausência quase que completa de informações oficiais. O sucesso da medida socioeducativa acaba sendo mensurado apenas pelo porcentual geral de reincidência, que foi de 22% em 2013, segundo a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social do Paraná (Seds) – responsável pelo regime fechado.

Para Olympio de Sá Sotto Maior Neto, procurador de Justiça e coordenador do Centro de Proteção dos Direitos Humanos do Ministério Público do Paraná, os números são alarmantes. "Os adolescentes se inserem em um contexto de banalização da violência. Há mortes associadas a confrontos com a polícia e com grupos de tráfico." A explicação do procurador de Justiça do Paraná encontra ecos nas ruas. Em 17 de maio de 2008, Diego*, 18 anos recém completados, estava em uma festa na Vila de Ofícios da Vila Prado, região central de Curitiba, e, segundo seus pais, foi morto por policiais em uma suposta troca de tiros.

Vizinhos dizem que Diego esteve envolvido em um homicídio e com tráfico de drogas quando adolescente. Mas os reais motivos que levaram o jovem a estar enterrado ao invés de brilhar nos gramados, como sonhava seu pai, também resvalam na omissão do Estado. Isso porque, segundo a mãe, ele havia sido apreendido três vezes durante a adolescência. "Ele estudou e tinha tudo o que queria. Mas andava com ‘essas pessoas’. Quando foi apreendido, não o ajudaram".

A ajuda esperada pela mãe de Diego está no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê prestação de serviços comunitários, liberdade assistida, semiliberdade e internação para adolescentes infratores. Essa última, mais rigorosa, é aplicada em casos reincidentes ou com grave ameaça à pessoa.

Mas a cultura do encarceramento ainda prevalece. No Paraná, para cada vaga em semiliberdade, há 11 para internação. O problema, no entanto, é nacional. Em 2013, o Conselho Nacional do Ministério Público mostrou que dobrou o número de menores em medida privativa de liberdade: de 9.555, em 2002, para 20.081 em 2012. "Se tivéssemos atendimento adequado no início, diminuiríamos a reincidência e não precisaríamos chegar à internação em alguns casos", diz a promotora da Vara do Adolescente, Danielle Cavali Tuoto.

Após tentativa de assassinato, jovem sonha com medicina

Eduardo*, hoje com 19 anos, foge do estereótipo de quem já foi um adolescente infrator. Amante da leitura desde criança, ele virou sua vida de cabeça para baixo aos 15 anos quando se envolveu em uma tentativa de homicídio. "Estava usando cocaína e droga não é de graça. Depois de uma noite inteira cheirando, decidi roubar um carro. Acabei atacando a vítima com uma faca", relembra.

O jovem e um amigo venderam o carro por R$ 1,2 mil no Paraguai . Três dias após retornarem ao Brasil, foram pegos pela polícia. No início, diz o jovem, a aplicação da me­dida tinha tudo para dar errado. Ele alega ter passado os primeiros 21 dias em uma delegacia superlotada junto com maiores de idade e ter ficado mais três meses sem receber visitas no Cense de Foz do Iguaçu.

Os pais, naquela época, estavam em Curitiba, para onde o jovem veio transferido a pedido da família. Nove meses depois, ele foi colocado em liberdade. " Mas ainda tive de prestar serviços comunitários. Isso me ocupou e foi importante", relembra. Foi nesse período, inclusive, que Eduardo conseguiu uma vaga no Programa Menor Aprendiz do governo estadual. A oportunidade foi apresentada por uma assistente social da prefeitura.

Depois de um período como aprendiz e das medidas socioeducativas já cumpridas, Eduardo conseguiu uma vaga de estágio como arquivista numa empresa estadual. Dos muitos livros que leu na época da internação, ele relembra de uma lição extraída do título Cidade do Som: "nada é tão ruim que não possa piorar. Temos de seguir em frente", sorri o jovem, que sonha em ser médico.

*Os nomes dos adolescentes mostrados na reportagem foram omitidos e substituídos por fictícios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]