• Carregando...
Zagueiro João Leonardo entra no lugar de Danilo, que está suspenso. Jancarlos também é desafalque | Albari Rosa / Gazeta do Povo
Zagueiro João Leonardo entra no lugar de Danilo, que está suspenso. Jancarlos também é desafalque| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

O trabalhador rural Joanir Pereira voltou à 3.ª Vara de Trabalho de Cascavel, no Oeste do estado, na tarde desta terça-feira (3), para audiência com o juiz Bento Luiz de Azambuja Moreira. Em 13 de junho o juiz suspendeu a sessão porque o trabalhador usava chinelo de dedos. Moreira considerou que o calçado era "incompatível com a dignidade do Poder Judiciário".

Para evitar um novo constrangimento, o trabalhador decidiu mudar o visual e vestiu a sua melhor roupa. Usou camisa azul, calça jeans e um par de sapatos emprestados pelo sogro. Mesmo sendo dois números menores. A sessão estava marcada para as 16h no Fórum Trabalhista da cidade, mas só começou uma hora depois.

Acompanhado do advogado Marcelo Picolli, o trabalhador movia uma ação trabalhista de aproximadamente R$ 10 mil. O encontro foi cercado de expectativa, uma vez que o advogado solicitou a suspensão de Moreira do caso. Mas não houve mudança e o mesmo juiz realizou a audiência. Depois de 40 minutos, a sessão foi encerrada com um acordo entre as partes. O trabalhador rural aceitou receber R$ 1,8 mil da empresa onde trabalhava.

O juiz reconheceu o erro e disse que pediu desculpas a Pereira durante a audiência. Ele ofereceu um par de sapatos ao trabalhador, porque havia prometido na audiência anterior que, caso Pereira provasse que não tinha o calçado, iria presenteá-lo com um par. O trabalhador recusou o sapato.

O advogado do trabalhador promete mover uma ação judicial contra o Estado pelo que ele considera um "ato discriminatório" por parte do juiz trabalhista durante o primeiro encontro.

A decisão do juiz provocou reação de várias entidades, como o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho. Todas condenaram a atitude do magistrado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]