Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Uma semana de duração

Juízes e desembargadores terão dispensa remunerada para Olimpíada do Judiciário

Magistrados de tribunais trabalhistas serão liberados sem descontos nos salários para competir na Olimpíada Nacional do Judiciário.
Magistrados de tribunais trabalhistas serão liberados sem descontos nos salários para competir na Olimpíada Nacional do Judiciário. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Desembargadores e juízes de pelo menos dois tribunais trabalhistas poderão se ausentar do expediente para disputar a 22ª Olimpíada Nacional do Judiciário Federal, em Foz do Iguaçu (PR). A liberação não acarretará desconto nos salários.

Em março, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, que atende Pará e Amapá, publicou comunicado para incentivar inscrições. O aviso orienta que interessados apresentem “requerimento de dispensa de ponto”, com “autorização da chefia imediata”. O tribunal não respondeu sobre os critérios de liberação.

O torneio inclui modalidades como atletismo, beach tennis, natação, pesca, damas, dominó, tiro ao alvo e xadrez. Podem participar magistrados e servidores — ativos, aposentados ou requisitados — da Justiça do Trabalho, da Justiça Eleitoral, do Judiciário Federal e do Ministério Público da União. As disputas ocorrerão em cinco ginásios, pista de atletismo e áreas para esportes de areia e provas aquáticas.

No mesmo mês, o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-5) editou resolução administrativa liberando desembargadores para a competição. A medida exige que as ausências não atrasem sessões ou julgamentos. Segundo a assessoria, a participação não pode “prejudicar a prestação jurisdicional às partes”.

O TRT-5 informou que cada magistrado pagará as próprias despesas. A Corte afirmou que o torneio se alinha a programas do Conselho Nacional de Justiça voltados à saúde física e mental dos trabalhadores do Judiciário.

Olimpíada do judiciário deve durar uma semana

A Olimpíada é organizada pela Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Trabalhista (Anastra). No site, a entidade diz que o evento fortalece a “união entre os servidores e magistrados do Judiciário Federal”.

Além das competições, a Anastra oferecerá passeios turísticos em parceria com empresas locais e indicou três hotéis oficiais, com estrutura de lazer como piscina aquecida, brinquedoteca e spa.

Segundo a organização, “há espaço para todos os servidores, independentemente da idade ou habilidade”. O encontro também prevê atividades inclusivas para pessoas com deficiência. Cada tribunal terá sua própria delegação. O evento será nos dias 20 a 26 de setembro.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.