Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Evento

Juventude não está apática ou alienada, diz secretária

Encontro em Brasília reúne 3 mil jovens para discutir temas como educação, trabalho, meio ambiente e direitos humanos

Participantes integram ONGs, entidades sindicais e partidos políticos | Valter Campanato/ABr
Participantes integram ONGs, entidades sindicais e partidos políticos (Foto: Valter Campanato/ABr)

A secretária nacional de Ju­­­­ventude, Severine Macedo, disse que a juventude brasileira não está "apática e alienada". Segun­­­do ela, essa população tem bandeiras cada vez mais diversificadas e o Estado precisa estar atento às antigas e às novas demandas dos jovens. A defesa foi feita na sexta-feira durante a abertura da 2.ª Conferência Nacional de Juventude. "Nós vivemos um momento rico. Temos a maior geração de jovens da história do país. São 53 milhões de pessoas de 15 a 29 anos", disse.O encontro pretende reunir 3 mil jovens de todos os estados do país em Brasília até amanhã. Os participantes irão discutir temas como educação, trabalho, comunicação, a juventude do campo e da cidade, meio ambiente, transporte, segurança, diversidade e direitos humanos.

"Nós não queremos a juventude como mão de obra barata para o desenvolvimento. Quere­­­mos uma juventude que tenha plenos direitos para emancipar sua autonomia", defendeu Gabriel Medi­­­na, presidente do Conselho Na­­­­cio­­­nal da Juven­­tude (Conjuve).

Após os três dias de debates, serão eleitas as propostas que constarão no documento final da conferência. Boa parte dos delegados participa de organizações não governamentais, entidades sindicais e partidos políticos. Uma das reivindicações é a aprovação do Estatuto Nacional da Juventude, que está em tramitação no Senado.

O deputado federal Marco Maia (PT-RS), presidente da República em exercício, classificou como um avanço a promoção de conferências para ouvir as demandas da juventude. "Qual­­­quer um dos ministérios não pensa a sua política se elas não passarem pela juventude", disse. Maia disse que a aprovação do Estatuto da Juventude na Câma­­­ra foi a principal matéria votada neste ano na Casa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.