Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Lançada licitação para administração da Rua 24 Horas

Local está fechado desde setembro de 2007. Três licitações para revitalização da Rua 24 horas já foram realizadas, mas não finalizadas. A própria Prefeitura realizou as reformas no ponto turístico

A Rua 24 Horas está desativada desde setembro de 2007 | Albari Rosa / Agência de Noticias Gazeta do Povo
A Rua 24 Horas está desativada desde setembro de 2007 (Foto: Albari Rosa / Agência de Noticias Gazeta do Povo)

Uma licitação de administração e exploração comercial da Rua 24 Horas foi lançada nesta terça-feira (11) pela Urbanização de Curitiba S.A (Urbs). O local, um dos principais pontos turísticos da capital paranaense, está fechado há mais de três anos, desde setembro de 2007.

De acordo com a Urbs, a concorrência prevê que a empresa vencedora fique responsável pela manutenção, conservação, segurança e limpeza do espaço. O novo administrador ainda terá a tarefa de coordenar a instalação de lojas de comércio e serviços.

Um plano básico de funcionamento será sugerido pela Urbs que lista revistarias, chocolaterias, auto-atendimento bancário, farmácias e correio como alguns exemplos de estabelecimentos que poderão ser instalados na Rua 24 horas. O objetivo é fazer com o local volte a atrair turistas que visitam Curitiba.

Pagamento

A empresa que vencer a licitação poderá explorar comercialmente a área, no entanto, a concessão custará ao vencedor no mínimo R$ 300 mil, além de um repasse de 30% ou mais do faturamento bruto mensal para a Urbs. O contrato terá prazo de dez anos e poderá ser renovado outros dez.

O edital de licitação está disponível no site da Urbs. Os interessados devem clicar no link "Licitações" e depois em "Concorrência 01/2011". Para baixar o edital e acompanhar todas as etapas do processo de licitação pela internet, será preciso cadastrar um e-mail e uma senha.

Reforma

A Rua 24 horas passou por uma reforma que foi iniciada em junho do ano passado. O custo do serviço foi de aproximadamente R$ 4 milhões, que saíram dos cofres da Prefeitura. O projeto inicial previa que a reforma da Rua 24 Horas ficasse a cargo da iniciativa privada. A administração municipal chegou a organizar licitações, mas nenhuma empresa se interessou em gerenciar o local. O município, então, assumiu a obra e realizou a reforma com recursos próprios.

Tentativas

O local foi fechado em setembro de 2007. A primeira licitação de revitalização da 24 Horas foi realizada em abril de 2008, mas nenhuma das 18 empresas que compraram o edital chegou a apresentar proposta. Um segundo processo foi lançado no dia 8 de julho, com um prazo maior para as empresas interessadas avaliarem as exigências.

A prefeitura então cancelou a licitação em novembro e decidiu assumir a obra. A promessa era que a Rua seria reaberta em agosto de 2009. Treze meses depois, em dezembro de 2009, a prefeitura abriu uma terceira concorrência para o projeto.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.