• Carregando...
A Rua 24 Horas está desativada desde setembro de 2007 | Albari Rosa / Agência de Noticias Gazeta do Povo
A Rua 24 Horas está desativada desde setembro de 2007| Foto: Albari Rosa / Agência de Noticias Gazeta do Povo

História

A Rua 24 Horas foi inaugurada no dia 11 de setembro de 1991 e está localizada na quadra entre as ruas Comendador Araújo e Emiliano Perneta, no Centro da capital. Ela serve de ligação entre as ruas Visconde de Nácar e Visconde do Rio Branco.

Foi a primeira rua comercial coberta do Brasil. Na época da inauguração, havia 42 lojas, bares e restaurantes que funcionavam dia e noite, mesmo nos feriados.

Com o passar do tempo, alguns comerciantes desistiram de abrir 24 horas. No dia 10 de outubro de 2007, os últimos seis comerciantes que ainda trabalhavam no local deixaram a Rua 24 Horas. Nesta época as lojas funcionavam no máximo até as 23 horas.

Uma licitação de administração e exploração comercial da Rua 24 Horas foi lançada nesta terça-feira (11) pela Urbanização de Curitiba S.A (Urbs). O local, um dos principais pontos turísticos da capital paranaense, está fechado há mais de três anos, desde setembro de 2007.

De acordo com a Urbs, a concorrência prevê que a empresa vencedora fique responsável pela manutenção, conservação, segurança e limpeza do espaço. O novo administrador ainda terá a tarefa de coordenar a instalação de lojas de comércio e serviços.

Um plano básico de funcionamento será sugerido pela Urbs que lista revistarias, chocolaterias, auto-atendimento bancário, farmácias e correio como alguns exemplos de estabelecimentos que poderão ser instalados na Rua 24 horas. O objetivo é fazer com o local volte a atrair turistas que visitam Curitiba.

Pagamento

A empresa que vencer a licitação poderá explorar comercialmente a área, no entanto, a concessão custará ao vencedor no mínimo R$ 300 mil, além de um repasse de 30% ou mais do faturamento bruto mensal para a Urbs. O contrato terá prazo de dez anos e poderá ser renovado outros dez.

O edital de licitação está disponível no site da Urbs. Os interessados devem clicar no link "Licitações" e depois em "Concorrência 01/2011". Para baixar o edital e acompanhar todas as etapas do processo de licitação pela internet, será preciso cadastrar um e-mail e uma senha.

Reforma

A Rua 24 horas passou por uma reforma que foi iniciada em junho do ano passado. O custo do serviço foi de aproximadamente R$ 4 milhões, que saíram dos cofres da Prefeitura. O projeto inicial previa que a reforma da Rua 24 Horas ficasse a cargo da iniciativa privada. A administração municipal chegou a organizar licitações, mas nenhuma empresa se interessou em gerenciar o local. O município, então, assumiu a obra e realizou a reforma com recursos próprios.

Tentativas

O local foi fechado em setembro de 2007. A primeira licitação de revitalização da 24 Horas foi realizada em abril de 2008, mas nenhuma das 18 empresas que compraram o edital chegou a apresentar proposta. Um segundo processo foi lançado no dia 8 de julho, com um prazo maior para as empresas interessadas avaliarem as exigências.

A prefeitura então cancelou a licitação em novembro e decidiu assumir a obra. A promessa era que a Rua seria reaberta em agosto de 2009. Treze meses depois, em dezembro de 2009, a prefeitura abriu uma terceira concorrência para o projeto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]